Os animais, sempre eles

Cena de "A baleia"

Cena de “A baleia”

A história de Luna, uma orca jovem que tenta fazer amizade com humanos na ilha de Vancouver depois de se perder de sua família. A união de animais na África contra um resort e uma barragem       que bloqueiam o abastecimento de água.  Estas são as duas histórias escolhidas para despertar os pequenos para as questões ambientais na programação da 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental – Itinerância, que percorre 17 cidades no estado de São Paulo durante o mês de outubro.

Em “A Baleia”, produção americana de 2011, Luna, a pequena orca que se perde de sua família, faz de tudo para obter a atenção dos humanos na costa leste de Vancouver. O filme é produzido pela atriz Scarlett Johanson e o pelo ator Ryan Reynolds.

Já a animação “Animais unidos jamais serão vencidos”, produção franco suíça de 2010, mostra a união de animais – muitos deles inimigos implacáveis – contra uma enorme barragem e um resort que bloqueiam o abastecimento de água da planície africana e colocam em risco sua sobrevivência.

Os filmes serão exibidos em outubro nas cidades de São Paulo, Bauru, Piracicaba, Santos, Cubatão, Presidente Prudente, Sorocaba, Santo André, São Caetano do Sul, Bertioga, Taubaté e Ribeirão Preto, e fazem parte da Mostra Escola, cujo objetivo é, além de despertar para as questões ambientais, a formação de público.

Criada em 2012 com o objetivo de chamar a atenção para questões de meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas, a Mostra oferece oportunidade de conferir filmes que reúnem qualidade cinematográfica e análise de questões ambientais, facilitando o acesso a discussões que muitas vezes fazem parte do cotidiano das pessoas sem que elas tenham oportunidade de refletir sobre isso.

2a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental – Itinerância é uma realização da ONG Ecofalante e do Sesc, e conta com apresentação da Mondelēz e patrocínio do Instituto Votorantim e White Martins. O projeto é realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012.

A programação, gratuita, está disponível no site da Mostra.

Advertisements