A história por trás dos troféus

Estudos iniciais para a confecção do troféu - Projeto Tear

Estudos iniciais para a confecção do troféu – Projeto Tear

A 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental premiará o melhor filme latino americano escolhido pelo júri, e também por voto popular. Os troféus, que trazem o mascote da Ecofalante – um macaco da espécie muriqui – com uma câmera na mão, foram confeccionados pelo Projeto Tear e pelo Design Possível, dentro da proposta de promover o comércio justo e a economia solidária, além de reutilizar matéria prima.

A madeira proveniente de podas de árvores e reaproveitamento de descartes toma forma nas mãos dos artesãos, que também são responsáveis pela impressão e embalagem para transporte. O resultado estético é conseqüência da articulação entre todos os envolvidos, promovendo colaboração e participação, princípios do design inclusivo.

20140225_093839

Os troféus vão ganhando forma

Projeto Tear iniciou sua trajetória em 2003. É um serviço público de saúde mental que atua no campo da inclusão social pelo trabalho cultura e convivência, integrando a Rede de Atenção Psicossocial do Município de Guarulhos, por meio de parceria entre a Prefeitura de Guarulhos, Associação Saúde da Família, Associação Inclui Mais e Laboratórios Pfizer.

As oficinas de trabalho e intervenção cultural funcionam como espaços de convivência e geração de trabalho e renda para 120 pessoas em situação de sofrimento psíquico ou outras vulnerabilidades socioafetivas, que participam de atividades de encadernação, mosaico, vitral, papel artesanal, marcenaria, tear e costura, serigrafia, espaço multiforme e Teatro do Oprimido. A renda obtida com os produtos e serviços é revertida para os participantes sob a forma de bolsa oficina.

Troféu quase finalizado

Troféu em fase de acabamentos

O Design Possível é uma rede de desenvolvimento social que conta com a participação de estudantes, profissionais, ONGs e empresas.  Aplica o design na forma de desenvolvimento de produto, gestão produtiva, comunicação ou de outras maneiras que possam contribuir para a geração de renda, estimulando o desenvolvimento humano e social, aproximando o mercado consumidor e a produção das periferias.

Durante a 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental serão entregues quatro troféus: melhor filme pela escolha do júri, melhor filme pela escolha do público, menção honrosa e homenagem. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 27 de março, no Cine Livraria Cultura, a partir das 20h30.

Advertisements