Diretores debatem produção audiovisual latino americana

Na próxima terça-feira, 25 de março, diretores que integram a competição latino americana da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental participam de um debate sobre a produção audiovisual na América Latina e a temática ambiental. Estarão presentes Tiziana Panizza, Ulises de La Orden, Michelle Ibaven, Hector Ferreiro e Daniel Augusto. A mediação será feita pelo curador da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, Francisco Cesar Filho.

Tiziana Panizza é uma das diretoras do filme “74 Metros Quadrados”. A produção do Chile/EUA de 2013 acompanha Iselsa e Cathy, que decidem participar de um projeto concebido por líderes em arquitetura social que lhes dará sua casa própria em um bairro de classe média A câmera observa ao longo de sete anos os recursos escassos, problemas na construção, desastres trazidos pelas chuvas e a divisão da comunidade.

Tiziana Panizza

Tiziana Panizza

Ulises de la Orden é diretor de “Deserto Verde”, produção argentina de 2013 que aborda o abuso de produtos químicos com o avanço das fronteiras agrícolas, intervindo na produção de milhões de hectares de alimentos que chegam envenenados às nossas mesas.

Ulises de la Oren

Ulises de la Orden

Michelle Ibaven é diretora de “Não há Lugar Distante”, produção mexicana de 2012. O filme mostra uma vila ignorada pelo governo, cujas crianças crescem para abandoná-la e os velhos morrem para dela não sair. Julian, um menino de oito anos, testemunha a construção de uma estranha atração turística na longínqua Serra Tarahumara, onde sua tribo vive há séculos. Para os membros da comunidade, estas obras apenas confirmam a ameaça que sua pequena vila, localizada no ponto mais remoto da serra, sofre há décadas: de ser removida do local.

Michelle Ibaven

Michelle Ibaven

Héctor Ferreiro é diretor de “Pacha”, produção da Bolívia/México de 2012 que mostra Tito, um engraxate que dorme nas ruas de La Paz e, adormecido debaixo de seu sombrero sonha com outro mundo, até ser acordado abruptamente pelo pesadelo de seu presente – e a descoberta de que roubaram sua caixa de engraxate de que ele precisa para sobreviver. Em todos os lugares ao seu redor uma batalha constante está sendo travada contra as condições sociais miseravelmente pobres.

Hector Ferreiro

Hector Ferreiro

Daniel Augusto é um dos diretores de “Amazônia Desconhecida”, filme brasileiro que se propõe uma difícil missão: buscar as inúmeras verdades existentes, derrubando mitos e levando ao público um retrato mais fiel da maior floresta tropical do planeta.

Competição latino americana

Ao todo 13 filmes serão exibidos na competição latino americana. Há produções do México, da Argentina, do Uruguai, do Peru, da Bolívia, do Equador, do Chile e do Brasil. Um júri formado por Evaldo Mocarzel, Paulina Chamorro e Fábio Luiz Vasconcelos selecionará o melhor filme, que será premiado ao final da Mostra. Será premiado também o melhor filme escolhido por voto popular.

A competição latino americana objetiva incentivar a produção na América Latina, promover a integração e o intercâmbio entre os realizadores, tornando-se espaço para este encontro.

Conheça os filmes e a programação no site da mostra.

Serviço

Debate com diretores latino americanos

Data: 25 de março de 2014

Horário: 20h30

Local: Cine Livraria Cultura – Conjunto Nacional (Avenida Paulista 900 – Térreo Baixo)

Advertisements