Planejamento urbano nas grandes cidades

Como tornar as grandes cidades mais humanas? Todas estão cada vez mais parecidas em suas configurações, privilegiando os carros e a velocidade, promovendo a especulação imobiliária e desapropriando áreas em nome de modernização e crescimento. Qual o lugar do homem em meio a essa perspectiva? Qual o lugar das singularidades de cada cidade?

Cena de "A Escala Humana"

Cena de “A Escala Humana”

O filme “A Escala Humana”, de Andreas M Dalsgaard, em exibição na 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, parte deste quadro e aborda o trabalho do arquiteto e professor dinamarquês Jan Gehl, que estudou o comportamento humano em cidades ao longo de 40 anos. Ele documentou como cidades modernas repelem a interação humana e argumenta que podemos construir cidades de uma forma que leve em consideração necessidades humanas e argumenta que podemos construir cidades de uma forma que leve em consideração necessidades humanas de inclusão e intimidade. O escritório de Jan Gehl está desenvolvendo um projeto para requalificação do centro de São Paulo.

No dia 26 de março, quarta-feira, às 20h30, será promovido um debate sobre estes temas com o diretor de “A Escala Humana”, Andreas M Dalsgaard, com a presença de Ermínia Maricato e Nabil Bonduki. A mediação será feita por Matthew Shirts. Será um bom momento para debater as grandes cidades e em especial São Paulo, que neste momento promove a revisão de seu Plano Diretor Estratégico.

Conheça os debatedores:

Andreas M. Dalsgaard

Graduou-se como diretor de cinema no National Danish Film School em 2009. Também é formado em Antropologia Visual pela Université Denis Diderot Paris VII, 2004, e é bacharel em Antropologia pela University  of  Aarhus, 2003. Dentre seus filmes mais aclamados estão: “Bogota Change” (documentário de 2009, pare da série Cities on Speed) selecionado em inúmeros festivais, inclusive pelo IDFA, e “Afghan Muscles” (documentário de 2008), outro premiado hit de festivais.

Matthew Shirts

Americano criado na Califórnia, Shirts veio ao Brasil pela primeira vez como aluno de intercâmbio em 1976, vivendo em Dourados/MS. Formou-se na Universidade de Califórnia em Berkeley, estudou História na USP e foi aluno do lendário historiador Richard M. Morse na Universidade Stanford, onde fez pós-graduação. É autor do livro O Jeitinho Americano (Editora Realejo), lançado em 2010 e organizador de Herança Compartilhada (Editora Senac, 2013). É também coordenador editorial do Planeta Sustentável, projeto que reúne 38 títulos da Editora Abril e um site próprio. Lançou no Brasil a revista National Geographic, que dirigiu durante 12 anos. Hoje, colabora com a National Geographic Brasil como editor de projetos especiais. Escreve crônicas também para a Veja São Paulo e de foi cronista do jornal O Estado de São Paulo até 2011.

 Ermínia Maricato

Professora titular aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Ermínia foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades entre 2002 e 2005. Lá foi coordenadora técnica da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Trazia na bagagem a experiência de ter comandado a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo entre 1989 e 2002, no governo Luíza Erundina. Foi também autora de todas as propostas para a área urbana das candidaturas de Lula à presidência, entre 1989 e 2002. Mais recentemente exerceu o cargo de conselheira do Habitat, programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos.

Nabil Bonduki

Nabil Bonduki é professor titular do Departamento de Planejamento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É mestre e doutor em estruturas ambientais urbanas e livre-docente em planejamento urbano pela Universidade de São Paulo, onde é professor de arquitetura e urbanismo. É autor de 12 livros, entre os quais Origens da Habitação Social no Brasil e Intervenções Urbanas na Recuperação de Centros Históricos, além de centenas de artigos publicados em livros, periódicos científicos e veículos de comunicação social. É também, vereador de São Paulo.

Serviço

3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental: Debate sobre Planejamento Urbano

Data: 26/03/2014 (quarta-feira)

Horário: 19h exibição do filme “A Escala Humana”, seguida de debate a partir das 20h30

Local: Cine Livraria Cultura

Entrada franca

Advertisements