4ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL EXIBE DOIS FILMES INDICADOS AO OSCAR 2015

O Sal da Terra, documentário sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, e o curta A Lamparina de Óleo de Iaque têm em comum a força da fotografia

Em março, os paulistanos terão oportunidade de assistir a dois filmes que concorrem ao Oscar 2015. O longa O Sal da Terra, dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, terá pré-estreia durante a Mostra – que contará com a presença de Sebastião Salgado na abertura. Durante os últimos 40 anos, Salgado viajou pelos continentes seguindo os passos de uma humanidade em constante mudança. Testemunhou os maiores eventos de nossa história recente: conflitos internacionais, fomes e êxodos. Ele agora embarca na descoberta de territórios primitivos, da fauna e flora selvagem, de paisagens grandiosas: um grande projeto fotográfico em tributo à beleza do planeta. A vida e obra de Sebastião Salgado são reveladas por seu filho, Juliano, que o acompanha em suas últimas viagens, e por Wim Wenders, também um fotógrafo. O filme foi indicado ao Oscar de melhor documentário. Durante a Mostra, será exibido na abertura (sessão para convidados) e em sessão aberta ao público.

O curta A Lamparina de Óleo de Iaque é um curta metragem de 2013 (França/China), dirigido por Wei Hu. Um jovem fotógrafo e seu assistente sugerem a nômades tibetanos tirar seus retratos. Sobre cenários diversos e mais ou menos exóticos, famílias aparecem em frente à câmera. Através destas fotos, o fotógrafo tecerá links exclusivos entre os vários aldeões. O filme foi indicado ao Oscar de melhor curta metragem.

"A Lamparina de Óleo de Iaque" concorre ao Oscar 2015 na categoria de melhor curta

“A Lamparina de Óleo de Iaque” concorre ao Oscar 2015 na categoria de melhor curta

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece de 19 a 29 de março, com exibição de filmes no Reserva Cultura, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cinemateca Brasileira e Cine Belas Artes, e é uma realização da ONG Ecofalante correalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e SPCine, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton, do Instituto Votorantim e do Heritage Comfort Inn, e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Revista Piauí.

Em breve divulgaremos a programação completa. Acompanhe a Mostra nas redes:

www.ecofalante.org.br/mostra

mostraecofalante.wordpress.com

facebook.com/mostraecofalante

twitter.com/mostraeco

vimeo.com/mostraecofalante

Advertisements