MOSTRA ECOFALANTE PREMIARÁ PRODUÇÕES LATINO-AMERICANAS COM TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL

Competição Latino-Americana da 4° Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece de 19 a 29 de Março de 2015,  traz 12 filmes

A segunda edição da Competição Latino-Americana recebeu inscrições de 9 países, dentre curtas e longas, para concorrerem na 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Foram selecionados12 filmes para exibição durante a Mostra, que acontece na cidade de São Paulo de 19 a 29 de Março. As produções nacionais tiveram aumento significativo na participação: cinco dos filmes escolhidos são brasileiros. Outras nacionalidades contempladas são Argentina, Colômbia, Chile, México e Uruguai.

São três os prêmios concedidos: melhor filme eleito pelo júri, melhor filme escolhido pelo público e menção honrosa. O público poderá votar durante as sessões. “Neste ano consolidamos a Competição Latino-Americana com a exibição de sete longas, o que reflete o amadurecimento desta produção no Brasil e na América Latina”, afirma Chico Guariba, diretor da Mostra. “A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental também se consolida como a maior mostra temática de meio ambiente do Brasil, ao mesmo tempo em que o sudeste do país enfrenta sua maior crise ambiental. A mostra já vem antecipando desde sua primeira edição, por meio dos filmes e de debates, esse colapso que testemunhamos”, completa.

Em 2014 a Mostra premiou os filmes  “Deserto Verde” (Argentina), de Ulisses de la Ordem (prêmio do júri); “Amazônia Desconhecida” (Brasil), de Daniel Augusto e Eduardo Rajabally (escolha do público); e o curta “Paal” (México/Canadá/Suíça), de Christoph Müller e Victor Vargas Villafuerte (menção honrosa). “Amazônia Desconhecida” será novamente exibido esse ano no Circuito Universitário.

Troféus da Competição Latina da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Troféus da Competição Latina da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental apresenta também uma programação de filmes contemporêneos de 23 nacionalidades, que já foram exibidos em Sundance, Cannes, Locarno, Hot Docs, CinemAmbiente, dentre outros. Além desta Mostra Contemporânea Internacional, haverá um panorama histórico sobre rios e sua influência na vida das pessoas e uma homenagem ao cineasta Jorge Bodanzsky. acionalidades, que raramente entram em circuito de cinema no Brasil, já exibidos em grandes festivais como Berlim, Tribeca, As sessões são gratuitas e acontecem em salas de cinema da cidade de São Paulo, com Reserva Cultural, Caixa Belas Artes, Cinemateca, Cine Olido e CCSP. A Mostra promove também debates sobre filmes exibidos e sessões em universidades e escolas, visando formação de público e promoção de debates e reflexão.

Desde sua primeira edição, em 2012, a Mostra já atingiu 52 mil pessoas, exibindo 176 filmes em mais de 70 espaços em 17 cidades. Foram promovidos 70 debates. Além da Mostra principal, que acontece na capital paulista, uma versão pocket da programação itinera por cidades do interior do estado de São Paulo no segundo semestre, levando a reflexão e o debate a vários espaços. A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante correalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e SPCine, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton, do Instituto Votorantim e do Heritage Comfort Inn, e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Revista Piauí.

Acompanhe nas redes sociais:

facebook.com/mostraecofalante

mostraecofalante.wordpress.com

www.ecofalante.org.br/mostra

twitter.com/mostraeco

vimeo.com/mostraecofalante

Advertisements