Resistência e neocolonialismo na voz de Lauryn Hill

Baseado em recém-descobertos documentários suíços de 1966-1987, que cobriram os momentos mais ousados da luta pela liberação do domínio colonial, o filme “Sobre a Violência” (Suécia/ Dinamarca/ Finlândia, 2014, 85’) é uma  fresca e arrojada narrativa visual da África. Associado com trechos do livro Os Condenados da Terra, de Frantz Fanon, narrados pela cantora e ativista Lauryn Hill, é um dos destaques da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Fanon foi um psiquiatra e ensaísta de ascendência francesa e africana, fortemente envolvido na luta pela independência da Argélia e influente pensador do século 20 sobre os temas da descoloização e da psicopatologia da colonização. Suas obras foram inspiradas em mais de quatro décadas de movimentos de libertação anti-coloniais.

O filme contribui para compreender e esclarecer o neocolonialismo que existe hoje, assim como os distúrbios e reações contra ele.

Confira o trailer:

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante correalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e SPCine, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton, do Instituto Votorantim e do Heritage Comfort Inn, e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Revista Piauí.

Em breve divulgaremos a programação completa. Fique de olho nos canais da Mostra:

Facebook | Blog de notícias | Site com a programação | @MostraEco | Vimeo com os trailers

Advertisements