ThuleTuvalu: dois extremos na mudança climática

O aumento da temperatura do planeta, causado principalmente pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa, mostra seus efeitos em dois locais distantes e remotos: Thule, na Groelândia, que sofre com o derretimento das calotas polares; e Tuvalu, no meio do Oceano Pacífico, que corre o risco de sumir por causa da elevação do nível do mar. O documentário “ThuleTuvalu” (Suíça, 2014, 96′) faz a conexão entre esses dois ecossistemas, e mostra como as comunidades nativas lidam com as mudanças.

Se para nós o aquecimento global passa longe do dia a dia, o filme mostra como ele já está mudando toda a existência dos habitantes de Thule e Tuvalu. O filme retrata como são forçados a abandonar seu modo de vida tradicional mudando em direção a um futuro desconhecido. Veja o trailer:

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante correalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e SPCine, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton, do Instituto Votorantim e do Heritage Comfort Inn, e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Revista Piauí.

Em breve divulgaremos a programação completa. Fique de olho nos canais da Mostra:

Facebook | Blog de notícias | Site com a programação | @MostraEco | Trailers no Vimeo

Advertisements