UNIVERSIDADES RECEBEM MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL

Sessões na Faculdade de Saúde Pública e na USP Leste são abertas ao público

A partir do dia 09/03, estudantes universitários da capital paulista assistem a filmes da plataforma Ecofalante de Cinema Ambiental. As sessões integram o Circuito Universitário, promovido como “aquecimento” para a 4ª Mostra, que acontece de 19 a 29 de março nas salas de cinema de São Paulo.

Já estão confirmadas sessões nos seguintes locais: Faculdade de Saúde Pública da USP, Senac, Mackenzie, Faculdade Cásper Líbero, FAAP, Universidade São Judas Tadeu e EACH-USP Leste. Após exibição dos filmes serão promovidos debates com professores das instituições, desdobrando as questões abordadas nas produções. As sessões na EACH-USP Leste (12/03) e na Faculdade de Saúde Pública da USP (17/03) são abertas ao público, sujeitas a lotação.

Alunos de diferentes cursos participam da programação. Este ano serão exibidos os seguintes filmes nas faculdades: A Crise Global da Água (EUA, 2011), Trashed: para onde vai o nosso lixo? (Reino Unido, 2012), A Escala Humana (Dinamarca, 2012), Amazônia Desconhecida (Brasil, 2013) e Submissão (Suécia, 2010).

Os temas abordados incluem colapso hídrico; descarte e gerenciamento do lixo no planeta e a contaminação que isso pode causar; o impacto que as megacidades têm sobre as pessoas; os efeitos dos químicos que usamos em nosso dia a dia na nossa saúde; um retrato mais fiel da maior floresta tropical do planeta.

Cena do filme "Amazônia Desconhecida"

Cena do filme “Amazônia Desconhecida”

Já participaram do Circuito Universitário mais de 20 instituições de ensino superior. A importância de pautar a reflexão sobre temas ambientais, transdisciplinares, é ainda maior para o público universitário, futuros profissionais e tomadores de decisão em diferentes áreas profissionais. Algumas destas faculdades já participaram do Circuito Universitário em edições anteriores da Mostra e reconhecem a boa repercussão e a importância dos debates.

“A experiência de exibir e debater filmes da Mostra Ecofalante na Faculdade Cásper Líbero é, no presente, uma experiência fundamental para estudantes e professores pela possibilidade de união entre duas áreas importantes do século 21: o audiovisual e a ecologia. No futuro, será uma experiência inesquecível para todos os participantes e seus descendentes, pelo aprendizado e pela prática efetiva das boas práticas pessoais e profissionais”, define Ninho Moraes, professor do curso de Rádio, TV e Internet. A Cásper Líbero participa pela segunda vez do Circuito Universitário.

“A Mostra Ecofalante promove um debate atualíssimo sobre a questão ecológica do planeta e, no caso específico dos dois filmes que vamos exibir na EACH – A Crise Global da Água e A Escala Humana -, estão diretamente relacionados com o cotidiano de quem vive em áreas urbanas adensadas e regiões metropolitanas como a nossa. Outro aspecto que merece destaque é o fato das sessões estarem abertas para a comunidade. Esse tipo de atividade pode ajudar no fomento da ideia de um cineclube na EACH para promover sessões de cinema e debates tanto com pessoas vinculadas à universidade quanto com os moradores na nossa região, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, e outros bairros da Zona Leste”, define Eduardo de Lima Caldas, professor da EACH-USP Leste e do PROCAM-USP.

Sessões do Circuito Universitário abertas ao público:

12/03 – EACH-USP Leste (Rua Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo – Auditório 02)

Cena do filme "A Crise Global da Água"

Cena do filme “A Crise Global da Água”

10h – “A Crise Global da Água” (EUA, 2011, 105’), seguido de debate com Maria Cristina de Toledo e Alex Turra e mediação de Neli Melo.

Sinopse: O filme apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. Esclarecendo o papel fundamental que a água desempenha em nossas vidas, expondo os defeitos do sistema atual e retratando as comunidades que já lutam com seus efeitos colaterais, o filme apresenta a ativista Erin Brockovich e especialistas ilustres como Peter Gleick, Alex Prud’homme, Jay Famiglietti e Robert Glennon.

Cena do filme "A Escala Humana"

Cena do filme “A Escala Humana”

19h30 – “A Escala Humana” (Dinamarca, 2012, 83’), seguido de debate com Luiz Beduschi e Eduardo Jorge e mediação de Eduardo de Lima Caldas.

Sinopse: 50% da população mundial vive em áreas urbanas. Até 2050 esse número chegará a 80%. Viver em uma megacidade é tanto encantador quanto problemático. Hoje enfrentamos escassez de petróleo, mudanças climáticas, solidão e diversos problemas de saúde devido ao nosso estilo de vida. Mas por que? O arquiteto e professor dinamarquês Jan Gehl estudou o comportamento humano em cidades ao longo de 40 anos. Ele documentou como cidades modernas repelem a interação humana e argumenta que podemos construir cidades de uma forma que leve em consideração necessidades humanas de inclusão e intimidade.

17/03 – Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – Auditório João Yunes)

Cena do filme "Submissão"

Cena do filme “Submissão”

16h – “Submissão” (Suécia, 2010, 87’), seguido de debate com os professores Gabriela Marques Di Giulio, Rubens C.F. Adorno e Leandro Giatti.

Sinopse: Documentário sobre a ‘sociedade química’ – a sociedade que estamos construindo desde a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o ser humano usava 1 milhão de toneladas de produtos químicos por ano. O número hoje é de 500 milhões de toneladas. A indústria química é a indústria que mais cresce no mundo, e este filme é sobre os 100 mil produtos químicos que usamos todos os dias, para o que são usados e o que fazem para nós e nossa saúde. Consultando um vasto leque de cientistas, o documentarista Stefan Jarl procura respostas: Que problemas podem causar esses produtos químicos? O que estamos passando para nossos filhos ainda não nascidos? E por que nos submetemos a isso?

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton, do Instituto Votorantim e do Heritage Comfort Inn, e apoio institucional do PNUMA, Prefeitura de São Paulo, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Revista Piauí.

Fique de olho nos canais da Mostra: Facebook | Blog de notícias | Site com a programação | @MostraEco | Vimeo com os trailers

 

Advertisements