Resgatando sementes do passado

Muito da diversidade alimentar do mundo se perdeu com a padronização de sementes e sua concentração e venda por grandes empresas. O filme O Semeador (Canadá, 2013, 77′) acompanha Patrice Fortier sua empresa de sementes, La Société des plantes, no Vale do Kamouraska (Quebec, Canadá). Como um copista da Idade Média, ele meticulosamente preserva raros e esquecidos cultivares com o objetivo de criação das “heranças do futuro”. Ao jardinar, Patrice sonha acordado e transforma suas colheitas em projetos artísticos. As estações passam, sua paciência e cuidado expressam sua paixão e conhecimento, e seu banco de sementes cresce. Seus pequenos armazéns de vida acabarão brotando em milhares de hortas ao redor do mundo. Assista ao trailer:

O Semeador mostra um agricultor apaixonado por espécies comestíveis, que cultiva incessantemente com amor e dedicação. Os detalhes das diferentes etapas impressionam o espectador, pois o trabalho é intenso, árduo e cansativo, mesmo que o agricultor pareça feliz e gratificado com o que faz. Há uma ênfase na diversidade de espécies comestíveis e no tanto que se precisa investir para se conhecer mais e, assim, poder melhor aproveitar a riqueza que o planeta nos oferece”, escreve Suzana M. Padua para o catálogo da Mostra, sobre o eixo Biodiversidade (texto na íntegra aqui: http://wp.me/p3S4gV-bb).

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante correalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e SPCine, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton, do Instituto Votorantim e do Heritage Comfort Inn, e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Revista Piauí.

Fique de olho nos canais da Mostra: Facebook | Blog de notícias | Site com a programação | @MostraEco | Trailers no Vimeo

Advertisements