Circuito Universitário na Cásper Líbero

A Faculdade Cásper Líbero recebeu nesta terça-feira, 10 de março, três sessões do Circuito Universitário da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Foram exibidos os filmes A Escala Humana, A Crise Global da Água e Amazônia Desconhecida. Cerca de 600 pessoas passaram pelas sessões ao longo do dia.

É a segunda vez que a Cásper participa – no ano passado, os filmes inspiraram alguns alunos do segundo ano de jornalismo a produzirem um programa de TV com temática ambiental. Esse ano, a turma inteira vai trabalhar com ecologia e meio ambiente. “É um tema interessante porque junta o urbano com a ‘selva’. É universal, não fica preso só à política, esquerda e direita, mas se abre para um debate científico” analisa Ninho Moraes, professor de Produção, Administração e Planejamento em Televisão na faculdade.

“A Mostra Ecofalante tem esse valor, de trazer filmes para discutir, não só para aplaudir, nem necessariamente para concordar. Há uma variedade enorme de temas”, elogia Moraes. “Isso abre uma perspectiva de reflexão, de pensar como fazer com temas que você sabe que estão ali, no dia a dia”.

20150310_100716

Depois da exibição de A Escala Humana, os universitários participaram de um debate com Moraes e outras duas professoras da instituição, a antropóloga Caroline Freitas e a jornalista da área ambiental Cirlene Victor. Surgiram questões sobre a vida nas grandes cidades, o individualismo que se cria quando há falta de espaços públicos, ciclovias e meios alternativos de transporte, e os aspectos técnicos do filme, sua linguagem cinematográfica.

Durante a tarde foi a vez de alunos do ensino médio do entorno da Cásper assistirem ao filme “A Crise Global da Água”, seguido de bate papo com Antonio Roberto Chiachiri Filho, vice-diretor da faculdade. A promoção de sessões voltadas ao ensino médio e fundamental em faculdades é uma experiência que vem sendo estimulada pela Mostra desde 2014, colaborando para a aproximação das instituições e atividades de extensão dos cursos universitários.

Para encerrar o dia, mais de 300 pessoas assistiram Amazônia Desconhecida, na sessão da noite. “O evento consolidou a parceria entre Cásper e Ecofalante, iniciada no ano passado’, comemora Chico Guariba, diretor da Mostra. O debate que se seguiu contou com sua presença, e foi um sucesso – as pessoas interagiram e ficaram até o final da discussão, que durou mais de uma hora. “Alunos preparados, fizeram perguntas bem interessantes. Discutiu-se desde o processo de elaboração do filme, até linguagem, posicionamento, o futuro da Amazônia e a a importância da sustentabilidade em todos os cursos de comunicação”, relata Guariba.

Estavam presentes também Eduardo Rajabally, um dos diretores do filme; Ricardo Carvalho, jornalista da área ambiental; e Ninho Moraes, que é também cineasta. “Acho importante o filme ser exibido para este público [do Circuito Universitário], porque é um tema difícil e pouco conhecido a Amazônia. O filme foi exibido em cinemas no Rio e em São Paulo, e algumas vezes é exibido em canais de TV, mas aqui a gente chega diretamente a um público de muito interesse”, avalia Eduardo Rajabally. 20150310_110013

O Circuito Universitário antecede a 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece em São Paulo de 19 a 29 de Março, em cinco salas da capital, totalmente gratuita. É uma realização da ONG Ecofalante, correalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e SPCine, e possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton, do Instituto Votorantim e do Heritage Comfort Inn, e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Revista Piauí.

Fique de olho nos canais da Mostra:
Facebook | Blog de notícias | Site com a programação | @MostraEco | Trailers no Vimeo

Advertisements