CIRCUITO UNIVERSITÁRIO MOBILIZA MAIS DE MIL ALUNOS NO SENAC

O Centro de Convenções do Campus Santo Amaro do Senac recebeu no dia 09 de março 1.180 estudantes e professores que assistiram ao filme “A Crise Global da Água”. O Circuito Universitário da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental promoveu três sessões do filme, atingido alunos de diversos cursos em horários variados.

As sessões foram uma espécie de ‘aula inaugural’ para estudantes, professores e funcionários do campus, buscando contribuir para a reflexão sobre o colapso hídrico enfrentado por São Paulo e por toda a região sudeste do Brasil.

Os professores Rubens Koloski Chagas, Sulce Neide de Lima Papineanu, Cleber Eduardo Miranda dos Santos, Rodrigo de Freitas Bueno participaram de debates após as sessões, que envolveram alunos de Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Administração, Educação Física, Tecnólogo em Recursos Humanos, Publicidade e Propaganda, dentre outros. O debate da tarde contou com a presença de Caio Ferraz, diretor do filme “Entre Rios”.

foto (3)

“Dentre as várias maneiras de se promover a educação ambiental, as imagens, os filmes, o cinema enfim tem, sem dúvida, um enorme impacto. Tocam, como tocou o documentário apresentado nesta segunda-feira”, avalia o Diretor de Graduação do Centro Universitário Senac Santo Amaro, Eduardo Mazzaferro Ehlers.

Produção norte americana de 2011, o filme “A Crise Global da Água” apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. Esclarecendo o papel fundamental que a água desempenha em nossas vidas, expondo os defeitos do sistema atual e retratando as comunidades que já lutam com seus efeitos colaterais, o filme apresenta a ativista Erin Brockovich e especialistas ilustres como Peter Gleick, Alex Proud’homme, Jay Famiglietti e Robert Glennon.

“Para nós de Publicidade e Propaganda foi um momento de reflexão e confirmação de estarmos no caminho certo na resistência diária ao consumismo. A mudança de hábitos trará um país mais consciente e sustentável”, define Nelson Urssi, do Bacharelado em Publicidade e Propaganda.

senac1

O Circuito Universitário é promovido pela Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que entra em sua 4ª edição em março deste ano. Além do Senac-SP, participam este ano Faculdade de Saúde Pública da USP, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade Cásper Líbero, EACH-USP Leste, Universidade São Judas Tadeu e Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Desde sua primeira edição, em 2012, a Mostra já atingiu 52 mil pessoas, exibindo 176 filmes em mais de 70 espaços em 17 cidades. Foram promovidos 70 debates. Além da Mostra principal, que acontece na capital paulista, uma versão pocket da programação itinera por cidades do interior do estado de São Paulo no segundo semestre, levando a reflexão e o debate a vários espaços.

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante correalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e SPCine, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton, do Instituto Votorantim e do Heritage Comfort Inn, e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Revista Piauí.

Advertisements