SESSÃO ESPECIAL CRISE DA ÁGUA: DOIS FILMES E UM DEBATE NO DIA 28/03 NO CCSP

No próximo sábado, 28/03, a 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental promove a Sessão Especial Crise da Água no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro 1.000) com a exibição de dois filmes sobre o tema em sequência: “A Crise Global da Água” (17h) e “Quem Controla a Água” (19h).

O debate acontece no mesmo local, às 20h30, após a exibição do segundo filme, com a presença de Renato A. Tagnin, doutorando em Ciências pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, professor e pesquisador nas áreas de planejamento ambiental, educação ambiental e gestão de recursos hídricos; Pedro Jacobi, Coordenador do Laboratório de Governança Ambiental da USP (GovAmb USP) e editor da revista Ambiente e Sociedade; e Augusto Pereira Filho, PhD em Meteorologia pela University of Oklahoma e Livre-docente pela Universidade de São Paulo.

“A Crise Global da Água”, produção americana de 2011, apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso século precisará enfrentar neste século, entrevistando a ativista Erin Brockovich e especialistas no tema. Desde o início da Mostra, este filme já foi visto e debatido por mais de 2 mil pessoas em universidades e outros espaços.

O filme “Quem Controla a Água” aborda como empresas como Veolia e Suez, do crescente marcado de abastecimento privado de água, estão perdendo terreno na França, sua base. No início de 2010, as duas empresas tiveram que entregar a gestão do abastecimento de água a Paris, o mesmo acontecendo em Rouen. Outras cidades francesas já sinalizaram que vão seguir este mesmo caminho e tomarão o abastecimento de água de volta às mãos públicas. Mas não só na França: na América Latina, EUA, África e Europa, em toda parte surgem movimentos de trazer o fornecimento de água de volta às mãos dos cidadãos.

O Centro Cultural São Paulo fica na Rua Vergueiro 1.000. A institução cobra R$ 1,00 (taxa de manutenção) por sessão.

Acompanhe a programação da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental:Facebook | Blog de notícias | Site com a programação | @MostraEco | Trailers no Vimeo

Advertisements