Ecofalante promove sessões especiais na Semana do Meio Ambiente

Na Semana do Meio Ambiente a Ecofalante e a SP Leituras, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo,  promovem uma programação especial nas bibliotecas São Paulo e Villa-Lobos. Serão exibidos filmes em sessões abertas ao público e também em sessões exclusivas para escolas. A Ecofalante fará sessões também no Cine Caixa Belas Artes.

No dia 06/06 será exibido o filme “A Crise Global da Água” às 15h na Biblioteca São Paulo. Para os pequenos, “Animais Unidos Jamais Serão Vencidos” será exibido no dia 07/06 na Biblioteca Parque Villa-Lobos às 15h. Estas duas sessões são abertas ao público, por ordem de chegada.

Sessões exclusivas para estudantes de faculdades, escolas técnicas, ensino médio e fundamental, com o objetivo de promover reflexão significativa e abordar temas ambientais, serão oferecidas entre 01 e 09 de junho. As produções têm potencial para desdobramentos em diferentes disciplinas, como vem acontecendo na experiência do colégio Santa Cruz.

Os filmes que serão exibidos são  “A Crise Global da Água“, que aborda o colapso hídrico no mundo, principal questão do século 21; “A Escala Humana“, sobre a vida nos centros urbanos e como torná-la mais social e integradora; “Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo?“, que mostra os riscos para o planeta e saúde diante do descarte inadequado de resíduos sólidos; e “Amazônia Desconhecida“, documentário brasileiro sobre os conflitos vividos na Amazônia atual.

Para agendar uma sessão, a instituição deve escolher o local e horário desejado (sujeito à disponibilidade e lotação do espaço). A primeira instituição a reservar o horário poderá escolher o filme a ser exibido. Todos os filmes são falados em inglês e legendados em português, exceto “Amazônia Desconhecida”, que é brasileiro. As turmas devem ser acompanhadas por um professor responsável, que possa mediar o debate após a sessão.

As atividades com instituições de ensino têm se mostrado efetivas em criar debates e estimular a reflexão dos alunos. Marcelo Guinburg, do terceiro ano do ensino médio do Colégio I. L. Peretz, considera a presença de cinema ambiental na escola importante porque “são temas que aparecem o tempo inteiro na mídia, mas de uma maneira sensacionalista, do tipo, “a cantareira subiu 1% hoje”, “vai faltar água, vai ter rodízio”, e sabe-se lá o quê. Só que quando você vê com os fatos, vê que é uma situação global, e pensa no que dá para fazer para mudar, quem já está tentando mudar, e um monte de opiniões e fatos que você não tem, de verdade, só pela mídia”.

O colega Gabriel Neistein concorda, e enxerga o conteúdo dos filmes como úteis para melhorar na redação e ajudar em questões de atualidade, que são cobradas no vestibular. “O espaço na escola é essencial porque é a figura de formação da atuação do jovem na sociedade, é fundamental pra vida. Assim como ler jornal, ir numa manifestação, tudo isso para atuar como cidadão é importante, mas a base é na escola, e em ações como essa, que acrescentam cada vez mais”, avalia o estudante.

No colégio Bandeirantes, os filmes da Ecofalante complementam o projeto Educação para a Sustentabilidade, orientado pela professora de química Rosiani Pelles. “Nós gostamos de sair com o aluno, promover essa discussão para que ele possa ter outras ideias, outras opiniões, e compor uma visão mais geral do que é essa crise [ambiental], que não é só daqui, do estado, mas que realmente está percorrendo o mundo”, relata. “O aluno chega na aula e fala: ah professor, eu fui lá e vi, isso realmente está acontecendo, eu assisti, eu conversei com alguém que teve essa vivência. É o aluno levando a questão para dentro da sala de aula, para discutir em qualquer momento, em qualquer disciplina, com qualquer professor e qualquer colega. Isso é a coisa mais rica”, conclui a educadora.

As sessões para as escolas acontecem na Biblioteca São Paulo, na Biblioteca Villa-Lobos e no Caixa Belas Artes nos dias 01, 02, 03 e 09 de junho, em sessões às 9h30, 10h e 14h. É preciso agendar as sessões. Informações pelos telefones (11) 3812-0166 e 3814-9099.

Serviço

Biblioteca São Paulo
Dias 2, 3 e 9 de junho – Sessões para escolas
Horário: 1º sessão 9h30, 2º sessão 14h
Dia 6 de junho – Sessão aberta ao público adulto (“A Crise Global da Água”) – Horário: 15h

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana (próximo ao Metrô Carandiru)

 

Biblioteca Villa-Lobos
Dias 2, 3 e 9 de junho – Sessões para escolas – Horário: 14h

Dia 7 de junho
Sessão aberta ao público infantil (“Animais Unidos Jamais Serão Vencidos”) – Horário: 15h

Endereço: Av Queiróz Filho, 1205 – Parque Villa-Lobos – Alto da Lapa

Cine Caixa Belas Artes
Dias 1, 2, 3, 8 e 9 de junho – Sessões exclusivas para escolas – Horário: 10h

Endereço: Rua da Consolação 2423 (próximo ao Metrô Paulista e Consolação)

Mostra Escola durante a itinerância da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Amiental, em outubro de 2014

Mostra Escola durante a itinerância da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Amiental, em outubro de 2014. Foto: Rodrigo Paiva

Advertisements