Ecofalante promove sessões de cinema na Semana do Meio Ambiente

Em parceria com a SP Leituras e o Caixa Belas Artes, serão exibidos filmes para estudantes e público em geral

De 01 a 09 de junho, paulistanos de todas as idades poderão assistir a filmes que fomentam a reflexão e o debate sobre questões ambientais que impactam o dia a dia de todos.

No dia 06/06 será exibido o filme “A Crise Global da Água” às 15h na Biblioteca São Paulo. Para os pequenos, “Animais Unidos Jamais Serão Vencidos” será exibido no dia 07/06 na Biblioteca Parque Villa-Lobos às 15h. Estas duas sessões são abertas ao público, por ordem de chegada.

“A Crise Global da Água” (EUA, 2011,105’) apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. Esclarecendo o papel fundamental que a água desempenha em nossas vidas, expondo os defeitos do sistema atual e retratando as comunidades que já lutam com seus efeitos colaterais, o filme apresenta a ativista Erin Brockovich e especialistas abordando o tema.

“Animais Unidos Jamais Serão Vencidos” (Alemanha, 2010, 93’) mostra como os animais se unem quando uma enorme barragem e um resort bloqueiam o abastecimento de água da planície africana.

Serão também promovidas sessões exclusivas para estudantes de faculdades, escolas técnicas, ensino médio e fundamental entre os dias 01 e 09 de junho, com exibição dos filmes “A Crise Global da Água“, “A Escala Humana“ e “Amazônia Desconhecida“, em sessões na Biblioteca São Paulo, Biblioteca Villa-Lobos e no Caixa Belas Artes.

Cena de

Cena de “A Crise Global da Água”

“A Escala Humana” (Dinamarca, 2012, 83’) mostra os dilemas de viver em megacidades. Jan Gehl, arquiteto e professor dinamarquês, estudou o comportamento humano em cidades ao longo de 40 anos, documentou como cidades modernas repelem a interação humana e argumenta que podemos construir cidades de uma forma que leve em consideração necessidades humanas de inclusão e intimidade.

“Amazônia Desconhecida” (Brasil, 2013, 71’) se propõe a uma difícil missão: buscar as inúmeras verdades existentes, derrubando mitos e levando ao público um retrato mais fiel da maior floresta tropical do planeta.

“As ações culturais desenvolvidas pelas bibliotecas geridas pela SP Leituras visam fomentar o interesse da comunidade pela leitura, por meio de várias linguagens disponíveis no mundo moderno e conectado de hoje. E sem jamais esquecer os aspectos ambientais e naturais que também se mostram urgentes para a conservação do planeta. A missão é de contribuir para uma nova percepção do cidadão a respeito dos temas voltados à sustentabilidade e meio ambiente”, define Sueli Marcondes Motta, diretora de Bibliotecas da SP Leituras.

“Dentre as muitas habilidades do cinema, existe a de fazer pensar, instigar o exercício do pensamento crítico. Estamos honrados com a oportunidade de abrir as portas para a Mostra Escola. A formação de público crítico precisa começar na infância e essa mostra estabelece um importante espaço de diálogo sobre meio ambiente, sustentabilidade, cidadania e políticas públicas – temas tão urgentes”, diz André Sturm, diretor de programação do cinema Caixa Belas Artes.

Para agendar uma sessão em qualquer dos três locais, a instituição de ensino deve escolher o local e horário desejado (sujeito à disponibilidade e lotação do espaço). A primeira instituição a reservar o horário poderá escolher o filme a ser exibido. Todos os filmes são falados em inglês e legendados em português, exceto “Amazônia Desconhecida”, que é brasileiro. As turmas devem ser acompanhadas por um professor responsável, que possa mediar o debate após a sessão. Informações pelos telefones (11) 3812-0166 e 3814-9099.

“A Mostra Ecofalante é uma plataforma de informação e conhecimento que discute questões importantes a partir de produções audiovisuais que não chegam às salas de cinema no Brasil”, explica Chico Guariba, diretor da Ecofalante. “É uma oportunidade única de assistir a estes filmes e um espaço para promover o debate e a reflexão sobre questões do nosso dia a dia.”

Serviço

Biblioteca São Paulo
Dias 2, 3 e 9 de junho – Sessões para escolas – Horário: 1º sessão 9h30, 2º sessão 14h

Dia 6 de junho – Sessão aberta ao público adulto (“A Crise Global da Água”) – Horário: 15h

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana (próximo ao Metrô Carandiru)

Biblioteca Villa-Lobos
Dias 2, 3 e 9 de junho – Sessões para escolas – Horário: 14h

Dia 7 de junho – Sessão aberta ao público infantil (“Animais Unidos Jamais Serão Vencidos”) – Horário: 15h

Endereço: Av Queiróz Filho, 1205 – Parque Villa-Lobos – Alto da Lapa

Cine Caixa Belas Artes
Dias 1, 2, 3, 8 e 9 de junho – Sessões exclusivas para escolas – Horário: 10h

Endereço: Rua da Consolação 2423 (próximo ao Metrô Paulista e Consolação)

Advertisements