Filmes da plataforma Ecofalante serão exibidos em Brasília, Sorocaba e São Paulo

Na Semana do Meio Ambiente, o Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) e a ONU Verde promovem, com apoio da Ecofalante, duas exibições do filme Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo? (Reino Unido, 2012, 97′), ambas no Cine Brasília. Na quarta-feira (03/06), a sessão começa às 19h25, e, no sábado (06/06), às 19h05. As duas sessões serão seguidas de debate.

No filme, o ator Jeremy Irons narra fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde causados pelo descarte inadequado de lixo, que polui nossos corpos, ar, terra e mar. O documentário vai da Islândia à Indonésia numa conversa global entre cientistas, políticos e pessoas comuns cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos.

As sessões integram uma mostra de cinema com dez filmes sobre consumo consciente, e fazem parte das atividades desenvolvidas para a campanha do PNUMA em 2015, com o lema: “Sete bilhões de sonhos. Um Planeta. Consuma com moderação”.  O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil, que apoiou as duas últimas edições da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, promove ainda uma feira de orgânicos e um passeio ciclístico como parte da programação da Semana do Meio Ambiente.

Sessões e debates também em São Paulo

A Ecofalante promove também sessões de cinema e debates nas cidades de São Paulo e Sorocaba na primeira quinzena de junho, em parceria com a SP Leituras, o Cine Caixa Belas Artes e o Sesc Sorocaba. Os filmes exibidos serão A Crise Global da Água, A Escala Humana, Amazônia Desconhecida e Animais Unidos Jamais Serão Vencidos.

Em Sorocaba, o Sesc promove uma sessão do filme A Crise Global da Água no dia 03/06, quarta-feira, às 19h, no teatro da unidade.

Na cidade de São Paulo, no dia 06/06 será exibido o filme “A Crise Global da Água” às 15h na Biblioteca São Paulo. Para os pequenos, haverá uma sessão do filme “Animais Unidos Jamais Serão Vencidos” no dia 07/06 na Biblioteca Parque Villa-Lobos às 15h. Essas duas sessões são abertas ao público, por ordem de chegada.

“A Crise Global da Água” (EUA, 2011,105’) apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. Esclarecendo o papel fundamental que a água desempenha em nossas vidas, expondo os defeitos do sistema atual e retratando as comunidades que já lutam com seus efeitos colaterais, o filme apresenta a ativista Erin Brockovich e especialistas abordando o tema.

“Animais Unidos Jamais Serão Vencidos” (Alemanha, 2010, 93’) mostra como os animais se unem quando uma enorme barragem e um resort bloqueiam o abastecimento de água da planície africana.

Sessões exclusivas para estudantes de faculdades, escolas técnicas, ensino médio e fundamental serão promovidas entre os dias 01 e 09 de junho, com exibição dos filmes “A Crise Global da Água“, “A Escala Humana“ e “Amazônia Desconhecida“, em sessões na Biblioteca São Paulo, Biblioteca Villa-Lobos e no Caixa Belas Artes.

“A Escala Humana” (Dinamarca, 2012, 83’) mostra os dilemas de viver em megacidades. Jan Gehl, arquiteto e professor dinamarquês, estudou o comportamento humano em cidades ao longo de 40 anos, documentou como cidades modernas repelem a interação humana e argumenta que podemos construir cidades de uma forma que leve em consideração necessidades humanas de inclusão e intimidade.

“Amazônia Desconhecida” (Brasil, 2013, 71’) se propõe a uma difícil missão: buscar as inúmeras verdades existentes, derrubando mitos e levando ao público um retrato mais fiel da maior floresta tropical do planeta.

Para agendar uma sessão em qualquer dos três locais, a instituição de ensino deve escolher o local e horário desejado (sujeito à disponibilidade e lotação do espaço). A primeira instituição a reservar o horário poderá escolher o filme a ser exibido. Todos os filmes são falados em inglês e legendados em português, exceto “Amazônia Desconhecida”, que é brasileiro. As turmas devem ser acompanhadas por um professor responsável, que possa mediar o debate após a sessão. Informações pelos telefones (11) 3812-0166 e 3814-9099.

imagem

“Sem água não há futuro”, diz cartaz em cena de A Crise Global da Água

Serviço

Biblioteca São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana (próximo ao Metrô Carandiru), São Paulo

Biblioteca do Parque Villa-Lobos
Av Queiróz Filho, 1205 – Parque Villa-Lobos, Alto da Lapa, São Paulo

Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, Sorocaba

Cine Brasília
EQS 106/107 – Asa Sul, Brasília

 

Advertisements