Itinerância 2015 já tem data definida

Pelo terceiro ano consecutivo, filmes da plataforma Ecofalante percorrem a capital e o interior de São Paulo

Anote na agenda: em setembro, filmes da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chegam a cidades do interior do Estado de São Paulo. A Itinerância – versão pocket da Mostra, que aconteceu em março de 2015 na capital paulista – é uma correalização com o Sesc SP e conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC ICMS e patrocínio de empresas.

Este é o terceiro ano da parceria com o Sesc SP, que já destaca a Itinerância como um dos programas que potencializa as ações de educação para sustentabilidade propostas pelas unidades: “Nós vislumbramos a possibilidade de trabalhar esses temas, de sustentabilidade e educação ambiental, de uma forma mais impactante, utilizando como ferramenta uma das linguagens mais queridas, essa coisa fascinante que é o cinema”, declara Maria Alice Oieno, gerente do setor de Programas Socioeducativos do Sesc.

Além da exibição dos filmes, as unidades programarão atividades de desdobramento, como mesas de debate, oficinas e vivências, que complementam as sessões. A proposta tem como objetivo estimular o diálogo e a reflexão sobre as questões trazidas pelos filmes. “A exibição do filme abre um portão na mente e no coração das pessoas, deixando-as sensibilizadas, motivadas. Ela acessa as pessoas de uma forma muito mais profunda e imediata do que uma palestra, por exemplo”, avalia Maria Alice, que destaca ainda a importância da participação de mediadores locais, em especial nas cidades do interior, para que os desafios apontados nos filmes sejam traduzidos para o contexto regional.

Desde 2013, a Itinerância já envolveu 31.200 pessoas em 17 cidades do Estado de São Paulo. No ano passado os filmes foram exibidos em 21 unidades do Sesc, e a Ecofalante ampliou o alcance das atividades levando filmes e debates a universidades e escolas nas cidades de Cubatão, Santos, Sorocaba e Bragança Paulista.

Abertura no Teatro do Sesc Santos, dia 04/11, com exibição do filme

Abertura da Itinerância 2014 no Teatro do Sesc Santos, dia 04/11, com exibição do filme “A Síndrome de Veneza”.

“Temos visto uma grande carência de informação que subsidie a educação socioambiental, principalmente no interior do estado, onde os espaços de cultura e reflexão são poucos. A Itinerância da Mostra em parceria com o Sesc SP leva essa oportunidade de reunião e debate -fundamental para que as pessoas tenham mais condições de exercer sua cidadania – para uma rede ampla de cidades, cumprindo sua missão de democratização do conhecimento”, declara Chico Guariba, diretor da Mostra.

As unidades do Sesc que participarão das atividades este ano estão em definição, mas a preparação para a Itinerância 2015 já está em pleno andamento. Programadores de 29 unidades do Sesc se reuniram com a Ecofalante neste mês de junho para selecionar os filmes que serão exibidos em setembro e assistiram a uma palestra de Tania Montoro, doutora em comunicação audiovisual e professora na Universidade de Brasília. “A democratização do conhecimento por meio do audiovisual ambiental é assegurada pela gratuidade e capilaridade deste tipo de festival temático. O povo assiste gratuitamente, numa movimentação de alunos, professores, cinéfilos, interessados, ONGs, ambientalistas e curiosos, que tiram desse evento informação, diversão, conhecimento e cidadania”, define.

Advertisements