Inscrições para Competição Latino-Americana da 5ª Mostra Ecofalante começam em agosto

A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental abre inscrições para a Competição Latino-Americana no próximo dia 15 de agosto. Os filmes poderão ser inscritos até 30 de setembro.

Serão aceitas obras latino-americanas e caribenhas, finalizadas a partir de 2014, sem restrições quanto a gênero ou duração, nos seguintes suportes de finalização: Blu-ray, ProRes 422 (HQ) ou DCP. Os filmes devem tratar de temáticas ambientais como: energia, água, mudanças climáticas, consumo, povos e lugares, ativismo ambiental, resíduos sólidos, contaminação ou poluição, políticas públicas socioambientais, mobilidade, habitação, áreas verdes, áreas urbanas, alimentação, economia verde, globalização, vida selvagem, sustentabilidade, entre outras.

Cena de Brasil S/A, vencedor da Competição Latino-Americana em 2015

Cena de Brasil S/A, vencedor da Competição Latino-Americana em 2015

Os filmes selecionados concorrem a prêmios nas seguintes categorias: Melhor Longa-Metragem Pelo Júri (filmes a partir de 60 minutos), com prêmio de R$ 15.000,00; Melhor Curta-Metragem Pelo Júri (filmes de até 59 minutos), com prêmio de R$ 3.000,00 e Melhor Filme Pelo Público. A critério do júri, poderão ser concedidas menções honrosas.

Foram premiados na 4ª Mostra Ecofalante, que aconteceu em março deste ano, em São Paulo, os filmes “Brasil S/A” (Brasil), longa de Marcelo Pedroso, escolhido pelo júri; o curta “Balada para Satã” (Argentina), de Antonio Balseiro e Carlos Balseiro, também escolhido pelo júri; e “A Lei da Água” (Brasil), produção de André D’Elia, escolhido pelo público. Em 2014 os vencedores foram os filmes “Deserto Verde” (Argentina), de Ulisses de la Ordem, pelo prêmio do júri; e “Amazônia Desconhecida” (Brasil), de Daniel Augusto e Eduardo Rajabally, escolha do público.

Todos os filmes inscritos serão analisados pela comissão de seleção da mostra. Os critérios de seleção terão como base as qualidades artísticas, técnicas e a relevância temática da obra. A escolha da comissão de seleção é soberana, não cabendo recurso. A Seleção Oficial da Competição Latino-Americana será divulgada em dezembro de 2015. Os filmes serão exibidos durante a 5ª Mostra Ecofalante, em março de 2016, na cidade de São Paulo.

O regulamento, formulário de inscrição e outras informações estarão disponíveis no site da Mostra a partir do dia 15/08: www.ecofalante.org.br/mostra

img_divulga_LATINA_v2

Advertisements