ECOFALANTE OFERECE PROGRAMAÇÃO PERMANENTE PARA ESCOLAS A PARTIR DE AGOSTO

Promoção de debates por meio do cinema de temática socioambiental acontece em quatro espaços na cidade de São Paulo

A partir de 17 de agosto, a Ecofalante promove sessões de filmes seguidas de debates sobre questões socioambientais. Água, lixo, urbanização e Amazônia são os temas abordados nos próximos meses. A programação é dedicada preferencialmente a alunos do Ensino Médio, mas também é adequada para os últimos anos do Ensino Fundamental. As sessões acontecem no Cine Caixa Belas Artes, Museu da Imagem e do Som – MIS (com o Núcleo Educativo MIS), Biblioteca Villa-Lobos e Biblioteca São Paulo, por meio de uma parceria com essas instituições.

Os filmes que serão exibidos são A Crise Global da Água, A Escala Humana, Amazônia Desconhecida e Trashed: Para onde vai o nosso lixo? São produções recentes, que abordam questões que são trabalhadas em sala de aula com os estudantes, e muitas vezes fazem parte da preparação para o vestibular. Os filmes promovem uma imersão nos temas de maneira singular, permitindo, por meio do lúdico, um entendimento holístico e mais rápido das questões, a reflexão e a participação interessada no debate. A combinação filme + debate mostra-se, cada vez mais, uma ferramenta didática interdisciplinar poderosa no ensino básico.

As sessões devem ser agendadas no mínimo com 15 dias de antecedência. A escola escolhe o filme a ser exibido, de acordo com o repertório dos alunos e com os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula. Os filmes são falados em inglês e legendados em português, exceto no caso de Amazônia Desconhecida, que é falado em português.

Os alunos devem ter uma preparação prévia em sala de aula para assistir ao filme, por meio de conversas sobre a temática ou outras atividades relacionadas. Os professores que acompanharem os alunos deverão participar da mediação do debate, apoiando o educativo dos espaços com conteúdo específico das disciplinas, ou até mesmo conduzir totalmente a mediação, no caso dos espaços que não terão equipe de educativo.

Com esta programação permanente a Ecofalante visa fomentar o debate de questões fundamentais para a cidadania e para a formação acadêmica dos alunos, a partir da experiência cinematográfica de excelente qualidade. Aos professores é colocada uma atividade com potencial para ser parte do conteúdo programático de diversas disciplinas, a ser explorada em sala de aula em momentos diferentes, antes e depois da exibição do filme, gerando reflexão e aprendizado genuínos.

Já participaram das atividades promovidas pela Ecofalante mais de 10 mil alunos, de diversos colégios de São Paulo.

Para obter mais informações sobre custos e agendamento, basta entrar em contato pelos telefones 11 3812 0166 e 3814 9099 ou enviar email para leticia.ecofalante@gmail.com.

11390369_802560193147142_1060836514086569315_n

A Ecofalante

A Ecofalante é uma ONG sem fins lucrativos criada em 2003 por um grupo de educadores, cineastas, comunicadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento com objetivo de desenvolver projetos que contribuam para a educação e divulgação de alternativas para o desenvolvimento sustentável. Realiza, desde 2012, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que traz para São Paulo o que de mais recente e de qualidade vem sendo produzido em diversas partes do mundo em audiovisual com temáticas socioambientais. Os filmes exibidos durante a Mostra integram uma plataforma audiovisual, que vem sendo utilizada em atividades educativas ao longo do ano.

Advertisements