Ecofalante participa do II Seminário Internacional de Boas Práticas de Sustentabilidade

A Ecofalante participará, no dia 18 de setembro, do II Seminário Internacional de Boas Práticas de Sustentabilidade, promovido pelo Centro Paula Souza para professores de Etecs e Fatecs (Escolas e Faculdades Técnicas Estaduais de São Paulo). O tema abordado pelo evento será de recursos ambientais – hídricos e resíduos. A participação da Ecofalante, sob o tema “O papel do cinema na educação para a sustentabilidade” começa às 14h com Chico Guariba, cineasta e idealizador da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Será então exibido o documentário britânico “Trashed – Para Onde Vai O Nosso Lixo?”, de 2012, dirigido por Candida Brady, que olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar, terra e mar. O filme revela fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde. É uma conversa global, da Islândia à Indonésia, entre o astro de cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos.

Em seguida, Guariba, Pedro Jacobi, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP, e Edson Grandisoli, biólogo, ecólogo e diretor educacional da Escola da Amazônia, falarão sobre o uso do cinema na educação ambiental. Considerando o audiovisual como expressão artística plenamente inserida no universo de alunos e professores atualmente, o cinema de temática socioambiental apresenta-se como uma ferramenta didática interdisciplinar poderosa no ensino básico, superior e técnico.

A apresentação partirá do trabalho da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que se destaca por pesquisar, selecionar e exibir os melhores filmes dessa temática produzidos em diversas partes do mundo, para abordar o potencial do cinema no conteúdo programático de diversas disciplinas, fomentando o debate, a reflexão e a construção de repertório acerca das grandes questões socioambientais do nosso tempo.

O II Seminário Internacional de Boas Práticas de Sustentabilidade acontece nos dias 17 e 18 de setembro de 2015, com objetivo de apresentar aos docentes projetos realizados nas universidades brasileiras e em países parceiros com o Centro Paula Souza, assim como práticas sustentáveis realizadas nas Etecs e relacioná-las com práticas industriais.

Advertisements