Americana recebe pela primeira vez a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Cidade do interior paulista terá 12 locais de exibição de filmes socioambientais

De 26 de outubro a 08 de novembro de 2015, filmes de diversas temáticas socioambientais serão exibidos na cidade de Americana, que terá a maior programação da Mostra no interior. Serão 12 pontos de exibição, entre centros culturais e instituições de ensino. Os locais são: Centro de Cultura e Lazer (CCL), Parque Ecológico, Faculdade de Americana (FAM), UNISAL Campus Dom Bosco e Maria Auxiliadora, ETEC Polivalente, Instituto Educacional, Colégio Objetivo, SENAC, SENAI, CIEPs São Vito, São Jerônimo e Cidade Jardim.

Todo ano, a Mostra Ecofalante seleciona os melhores filmes nacionais e internacionais que tratam das questões contemporâneas do mundo e provocam reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente. Os temas são tão diversos quanto os desafios da atualidade, entre eles: mudanças climáticas, energia, crise hídrica, consumo, poluição, resíduos sólidos, lixo eletrônico, biodiversidade, urbanismo e outros. Além das exibições gratuitas, a Mostra promove debates com especialistas sobre os temas dos filmes.

“Temos visto uma grande carência de informação que subsidie a educação socioambiental, principalmente no interior do estado, onde os espaços de cultura e reflexão são poucos. A Itinerância da Mostra leva essa oportunidade de reunião e debate – fundamental para que as pessoas tenham mais condições de exercer sua cidadania – para uma rede ampla de cidades, cumprindo sua missão de democratização do conhecimento”, define o diretor da Mostra, Chico Guariba.

O evento, inédito na cidade, conta com o patrocínio da Goodyear, que presente em Americana há 42 anos. “O tema socioambiental está bastante alinhado com os valores da Goodyear. Para nós, é uma satisfação poder apoiar a realização da mostra em Americana, trazendo ao diálogo um tema de tamanha importância”, ressalta Sylas Denucci, diretor de Manufatura da empresa.

Dentre as atividades que a Mostra promoverá na cidade, haverá também duas formações pedagógicas, uma dirigida aos coordenadores pedagógicos e outra, a ser realizada na Etec Polivalente para todo o corpo discente da instituição.

Sobre a Itinerância

A Itinerância em Americana é uma realização da ONG Ecofalante, com patrocínio da Goodyear e apoio da White Martins, da Reciclo Pepsico, através do ProAC – Programa de Ação Cultural 2015. O projeto conta com apoio ainda das Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Meio Ambiente da Prefeitura de Americana e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Catraca Livre, Rádio Eldorado, Rádio Estadão, Revista Piauí, Procam/USP, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo, Instituto Polis, ProAC – Programa de Ação Cultural 2015 e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Sobre Goodyear

Patrocinadora da Itinerância 2015 da Mostra Ecofalante, a Goodyear possui em Americana (SP) uma fábrica que neste ano comemora 42 anos de fundação. O local conta inclusive com o maior e mais moderno campo de provas do setor de pneus na América Latina. No Brasil, onde está presente há 96 anos, a companhia possui outras duas unidades industriais: a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara d’Oeste (SP) e de pneus para aviação no bairro do Belenzinho, na capital paulista. Além disso, a empresa conta com uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País. A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem.

Acompanhe a programação da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental:

www.ecofalante.org.br/mostra | facebook.com/mostraecofalante

Advertisements