Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega em Americana com 13 locais de exibição

Pela primeira vez, a cidade de Americana receberá a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que vai promover gratuitamente, entre 26 de outubro e 08 de novembro, exibições e debate de filmes socioambientais em 13 locais da cidade. Entenda a lógica por trás da programação e monte o roteiro de sua preferência! Todos os horários e filmes estão disponíveis no site http://www.ecofalante.org.br.

FAM (Faculdade de Americana)
Av. Joaquim Bôer, 733
Abertura da Mostra em Americana, no dia 26 de outubro (segunda-feira), com exibição de “A Crise Global da Água” às 19h30. O documentário apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. A FAM contará ainda com quatro sessões abertas à população seguidas de debate, dos filmes “Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo?”, “Pandemonium” e “A Tragédia do Lixo Eletrônico”.

CCL (Centro de Cultura e Lazer da Prefeitura)
Rua das Palmeiras, 8
Receberá sessões abertas à população e ao público escolar ao longo da programação. O destaque é a projeção do filme “O Sal da Terra” realizada conjuntamente com o Cineclube de Americana. Indicado ao Oscar 2015, o filme conta a vida e obra de Sebastião Salgado, fotografo brasileiro que acompanhou os maiores eventos de nossa história recente: conflitos internacionais, fome e êxodos, e faz em seu último projeto fotográfico um tributo à beleza do planeta, revelando territórios primitivos, fauna e flora selvagens e paisagens grandiosas. A sessão acontece no dia 03 de novembro, às 20h.

LE-SEL-DE-LA-TERRE__c_WimWenders_01

PARQUE ECOLÓGICO
Avenida Brasil, 2525
Terá sessões abertas e voltadas para um público familiar, com projeções nos fins de semana dos filmes “Animais Unidos Unidos Jamais Serão Vencidos” e “O Lorax”. Ambas são animações de linguagem fácil e divertida que pregam a importância da conservação da natureza.

UNISAL (Campi Dom Bosco e Maria Auxiliadora)
Av. de Cillo, 3500
Sessões para público interno e abertas à população, em dois dias de projeção, do filme “Trashed”, que olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar, terra e mar. No dia 3 de novembro, haverá dois debate, um às 14h e um das 19h30. No dia 7 de novembro, a sessão seguida de debate começa às 9h30.

ETEC Polivalente
Av. Nossa Senhora de Fátima, 567
Na ETEC acontecem diversas sessões com duas salas de exibição. Serão mais de 25 sessões ao longo da semana que projetarão os filmes “Trashed”, “A Lei da Água”, sobre o Novo Código Florestal brasileiro, “Favelas: As Cidades do Amanhã”, um olhar íntimo e sociológico sobre moradores de habitações precários e favelas, “O Veneno Está na Mesa”, sobre os danos causados pelo uso de agrotóxicos na produção de alimentos, e “Amazônia Desconhecida”, sobre os conflitos atuais da região.

Colégio Objetivo
Av. Saúde, 833
Com a maioria das sessões fechadas para o público interno do colégio, o Objetivo sedia duas sessões abertas ao público de Americana: uma no dia 30 de novembro, às 13h30, com exibição de “A Tragédia do Lixo Eletrônico”, e outra no dia 06 de novembro, também às 13h30, do filme “O Veneno Está na Mesa”.

Ocorrem ainda sessões fechadas para o público interno dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública: Unidades São Jerônimo, São Vito e Cidade Jardim), SENAI, SENAC, FATEC e Instituto Educacional.

Sobre a Mostra
Todo ano, a Mostra Ecofalante seleciona os melhores filmes nacionais e internacionais que tratam das questões contemporâneas do mundo e provocam reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente.

“Temos visto uma grande carência de informação que subsidie a educação socioambiental, principalmente no interior do estado, onde os espaços de cultura e reflexão são poucos. A Itinerância da Mostra leva essa oportunidade de reunião e debate – fundamental para que as pessoas tenham mais condições de exercer sua cidadania – para uma rede ampla de cidades, cumprindo sua missão de democratização do conhecimento”, define o diretor da Mostra, Chico Guariba.

O evento, inédito na cidade, conta com o patrocínio da Goodyear, que presente em Americana há 42 anos. “O tema socioambiental está bastante alinhado com os valores da Goodyear. Para nós, é uma satisfação poder apoiar a realização da mostra em Americana, trazendo ao diálogo um tema de tamanha importância”, ressalta Sylas Denucci, diretor de Manufatura da empresa.

Dentre as atividades que a Mostra promoverá na cidade, haverá também duas formações pedagógicas, uma dirigida aos coordenadores pedagógicos e outra, a ser realizada na Etec Polivalente para todo o corpo discente da instituição.

A Itinerância em Americana é uma realização da ONG Ecofalante, com patrocínio da Goodyear e apoio da White Martins, da Reciclo Pepsico, através do ProAC – Programa de Ação Cultural 2015. O projeto conta com apoio ainda das Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Meio Ambiente da Prefeitura de Americana e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Catraca Livre, Rádio Eldorado, Rádio Estadão, Revista Piauí, Procam/USP, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo, Instituto Polis, ProAC – Programa de Ação Cultural 2015 e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Acompanhe a página da Mostra em www.facebook.org.br/mostraecofalante para mais notícias.

 

Advertisements