HORTA DO CCSP E ECOFALANTE EXIBEM E DEBATEM “O SABOR DO DESPERDÍCIO”

Terceira exibição do Cine-Horta Ecofalante acontece no dia 07 de novembro, no CCSP

A Horta CCSP, em parceria com a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, apresenta seu ciclo mensal de cinedebates Cine-Horta Ecofalante no dia 07 de novembro, das 15h às 18h, na sala de debates do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000). O filme da vez é “O Sabor do Desperdício” (“Taste the Waste”, Valentin Thurn, Canadá, 2011, 86′), um documentário sobre o desperdício global de alimentos e o que podemos fazer sobre isso. O evento é gratuito, não é necessário retirar ingresso. Participam do debate Marcela Rosa, nutricionista da Associação Prato Cheio, e Cassia Cazita, do Slow Food e Escola Como Como de Ecogastronomia, Raquel Blaque, do Freeganismo SP, Disco Xepa e Creative Commes e Bia Goll, Chef de cozinha e integrante do Slow Food.

“O Sabor do Desperdício” conta uma história incrível, mas verdadeira: no caminho da fazenda para a mesa da sala de jantar, mais da metade dos alimentos vai para o lixo. A maioria antes mesmo de chegar aos consumidores. Por que cada vez maiores quantidades estão sendo destruídas? A agricultura é responsável por mais de um terço dos gases de efeito estufa em todo o mundo, pois requer energia, fertilizantes e terra. Além do mais, quando comida apodrece em um depósito de lixo, o metano escapa para a atmosfera, um gás com um efeito 25 vezes mais potente que o dióxido de carbono. Em outras palavras, quando perdemos metade de nossa comida, isso tem um impacto desastroso sobre o clima mundial.

O Cine-Horta Ecofalante faz parte do projeto “Agricultura Urbana – Práticas de agroecologia para a produção de espaço público”, desenvolvido pela Horta CCSP com o objetivo de praticar a agroecologia na cidade como forma de criar relações sociais comunitárias pelo uso do espaço público. Está dentro de um amplo movimento urbano (rede Hortelões Urbanos) que, nos últimos anos, vem se articulando para ocupar os espaços públicos da cidade com a produção comunitária de alimentos e, assim, problematizar de muitas maneiras (práticas e teóricas) as relações atuais entre sociedade e natureza.

O diálogo sobre temas que permeiam as hortas comunitárias é uma estratégia para extrapolar o envolvimento do público para além da horta do CCSP, buscando influenciar hábitos diários e gerar atitudes mais sustentáveis. A exibição dos filmes opera como uma ferramenta de reflexão sobre a prática, o que vai de encontro com a missão da Mostra Ecofalante de democratizar o conhecimento socioambiental.

Acompanhe a Mostra nas redes: facebook.com/mostraecofalante | mostraecofalante.wordpress.com | ecofalante.org.br

Mais informações sobre a Horta do CCSP: http://www.facebook.com/hortaccsp

Advertisements