MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA NA FAAP NOS DIAS 30 E 31 DE MARÇO

As sessões serão abertas ao público e os interessados devem chegar com pelo menos meia hora de antecedência. Programação integra o Circuito Universitário da Mostra e os Encontros de Comunicação da FAAP

A Amazônia e a proliferação de favelas em grandes centros pelo mundo são temas abordados por dois filmes exibidos na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) pelo Circuito Universitário da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. As sessões, gratuitas, serão seguidas de debates com professores e convidados e integram a programação dos Encontros de Comunicação da FAAP.

Para participar basta chegar com pelo menos meia hora de antecedência, levando documento original com foto e se dirigir à portaria G1 (Rua Alagoas 903). As sessões serão realizadas às 14h no Auditório 01 do prédio 3.

No dia 30/03 será exibido o filme “Amazônia Desconhecida”, dos brasileiros Daniel Augusto – ex-aluno de Cinema da FAAP – e Eduardo Rajabally. O documentário aborda os conflitos na Amazônia brasileira de hoje, acompanhando o cotidiano de diversos grupos sociais que lutam por seu espaço – índios, fazendeiros, sem terra, garimpeiros etc. São entrevistados cientistas, especialistas e personalidades, com objetivo de mapear o perfil atual e as consequências da ocupação humana da Amazônia Brasileira.

No dia seguinte, em 31/03, o filme exibido será “Favelas: As Cidades do Amanhã”. Trata-se de uma produção canadense que observa, por meio de uma perspectiva sociológica e filosófica, estruturas de favelas construídas em escala humana e proporciona um olhar íntimo sobre seus habitantes. Partindo da premissa de que hoje uma em cada seis pessoas vive em uma favela, ocupação ou outra habitação precária, o filme nos leva em uma viagem através dos continentes: a Mumbai, Índia, onde existe a maior favela da Ária; a Rabat, Marrocos, no que antes foi uma fértil área agrícola; a uma ocupação em Lakewood, New Jersey; a um bairro de trailers em Marselha, França; e a uma comunidade nativa em Kitcisakik, Quebec.

É o segundo ano que a FAAP participa do Circuito Universitário da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental – sempre com sessões abertas ao público em geral. “É sempre uma boa experiência visual para os nossos alunos”, afirma o professor Rubens Fernandes Junior, diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP. Os filmes da mostra possuem excelente qualidade cinematográfica, abordam temáticas socioambientais e são inéditos no Brasil. O objetivo dos organizadores é promover a reflexão e o debate de nossa realidade e partir da experiência do cinema.

A 5ª Mostra Ecofalante é uma realização da ONG Ecofalante, possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da White Martins e da Reciclo Pepsico e correalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e pela Spcine. A Mostra tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, La Cinémathéque Française, Le Monde Diplomatique Brasil, Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Akatu, Instituto de Energia e Ambiente (IEE)/USP, Rede Nossa São Paulo, Instituto Envolverde, Catraca Livre e Rádio Eldorado.

Circuito Universitário da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental/Encontros de Comunicação FAAP

Data:

– 30/03 – “Amazônia Desconhecida”

– 31/03 – “Favelas: As Cidades do Amanhã”

Horário: 14h

Endereço: Auditório 01 do Prédio 03 da FAAP – Entrada pela Portaria G1 (Rua Alagoas 903). OBS: Chegar com meia hora de antecedência e levar um documento original com foto.

 

Advertisements