Oriente-se pelas salas de cinema

Uma maratona de filmes socioambientais toma a cidade de São Paulo de 15 a 29 de junho. A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental traz mais de 100 títulos, com destaque para produções contemporâneas e inéditas no Brasil. São filmes do Canadá, Alemanha, Turquia, EUA, China, França, Grécia, Itália, Israel, Índia, Reino Unido, Noruega, Bélgica, Luxemburgo, África do Sul, Quirguistão, dentre outros países.

Os filmes que integram a Mostra serão exibidos em diversos espaços na cidade de São Paulo: Cine Reserva Cultural, Caixa Belas Artes, Cinemateca Brasileira, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade.

Oriente-se pelas salas:

Os filmes que integram a Mostra Contemporânea Internacional serão exibidos em peso no Reserva Cultural. São 38 filmes das mais diversas nacionalidades, sobre os temas cidades, consumo, economia, mudanças climáticas, recursos naturais e povos & lugares. Lá serão promovidos também debates sobre esses temas.

Assinaturas de Louis Malle, Robert Bresson, Jean Epstein, Jean Painvelé, Jacques Tati, Jean Rouch, Yves-Jacques Cousteau estão presentes no Panorama Histórico deste ano, inteiramente dedicada a produções francesas. O Salário do Medo (1953), de Henri-Georges Clouzot, e Rien Que Les Heures (1926), de Alberto Cavalcanti, são alguns dos clássicos programados. A Cinemateca Brasileira abrigará as sessões desse programa da Mostra.

O Cine Belas Artes é o espaço da Competição Latino-Americana, concentrando os filmes que concorrem ao prêmio de melhor filme pela escolha do júri e do público. São filmes percorrem múltiplos cenários da realidade latino-americana e tornam possível entender as consequências sociais provocadas pelas mudanças climáticas, quais são os danos socioambientais causados pelo uso desenfreado dos recursos naturais e como as populações nacionais estão reagindo e se organizando para lidar com essas transformações.

O Cine Olido concentrará filmes sobre a temática cidades, tanto da Mostra Contemporânea Internacional quanto da Competição Latino-Americana. As outras salas da Mostra – Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade – exibirão filmes de diversos programas, compondo um panorama variado para o público.

5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da White Martins e apoio da Goodyear e da Reciclo Pepsico. A correalização é da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, SPcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

A Mostra tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, La Cinémathéque Française, Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo Turismo (SPTuris), Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA), Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Akatu, Instituto de Energia e Ambiente (IEE)/USP, Governos Locais Pela Sustentabilidade (ICLEI), Matilha Cultural, Fábricas de Cultura (Poiesis e Catavento), Rede Nossa São Paulo, Instituto Envolverde, Videocamp, Catraca Livre, Conexão Planeta e Horizonte Educação e Comunicação.

Acompanhe a programação nos canais da Mostra:

-Site:  http://www.ecofalante.org.br/mostra

– Blog: https://mostraecofalante.wordpress.com

– Facebook: facebook.com/mostraecofalante/

– Twitter: @MostraEco

– Youtube: bit.ly/MostraEcoYT  

 

Advertisements