FILMES DA 5ª MOSTRA ECOFALANTE VOLTAM ÀS TELAS DE SÃO PAULO EM OUTUBRO

10 unidades do Sesc, universidades e espaços culturais recebem a Itinerância da 5ª Mostra

Paulistanos terão mais uma chance de assistirem a filmes contemporâneos de qualidade e debaterem em conjunto as questões ambientais que afligem a sociedade. A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental terá sua “reprise” agora no segundo semestre, em correalização com o Sesc São Paulo. As sessões, gratuitas, acontecem de 04 a 30 de outubro, em unidades do Sesc, universidades e espaços culturais.

As 10 unidades na cidade de São Paulo que participam são Belenzinho, Campo Limpo, Consolação, CPF Sesc, Interlagos,  Itaquera, Pinheiros, Santana, Santo Amaro e Vila Mariana. Recebem atividades ainda o Senac Primavera, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, e o Instituto Pombas Urbanas, na Cidade Tiradentes. A programação já está disponível no site www.ecofalante.org.br/mostra

Serão exibidas produções de diversos países, como Espanha, Canadá, EUA, França, Brasil, Alemanha, Índia, e outros. As temáticas vão de especulação imobiliária à indústria da moda; mudanças climáticas, extração de petróleo e sistemas alternativos de produção de bens. Alguns filmes, em especial, conversam diretamente com a realidade de São Paulo, como é o caso de Auto-fitness, uma animação tragicômica sobre a constante e penetrante aceleração da vida e das relações humanas. Veja o trailer:

Além das exibições, alguns Sescs farão atividades inspiradas nos temas dos filmes, aprofundando a experiência de reflexão. No dia 4 o Sesc Santo Amaro fará uma sessão especial de “Para Onde Foram as Andorinhas?”, seguido de bate-papo com Jera Giselda Guarani, liderança indígena da aldeia Tenode Porã, e apresentação do Coral Guarani Tenode Porã. No dia 11, o filme “Nação Especulação”, que fala da especulação imobiliária na Espanha, será comentado por Guilherme Boulos, formado em filosofia pela USP e representante da Frente de Resistência Urbana, e Sabrina Duran, colaboradora da ONG Repórter Brasil.

Diretores de "O Homem do Saco", que ganhou melhor curta votado pelo público | 5o Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental - EncerramentoData: 29.06.2016Local : Cine Caixa Belas ArtesFotos: Aline Arruda e Mario Miranda

Felipe Kfouri e Rafael Halpern, diretores de O Homem do Saco, na premiação da 5ª Mostra Ecofalante. Foto: Aline Arruda

O Sesc Santana programou um passeio de bike no dia 12, com saída da Praça dos Ciclistas – Av. Paulista, às 16h, até a unidade, na Zona Norte. Após a sessão de três curtas, o passeio retorna para a Praça dos Ciclistas. No Sesc Vila Mariana, a exibição de “O Homem do Saco”, às 20h do dia 20, será acompanhada por um dos diretores, Rafael Halpern, que participará de uma conversa com o público. O curta recebeu o prêmio de melhor curta pela escolha do público na Competição Latino-Americana da 5ª Mostra. Essas e outras as atividades podem ser consultadas no site www.sescsp.org.br/ecofalante2016.

Itinerância no estado

São Paulo é uma das 14 cidades do estado que receberão a Itinerância da Mostra, que também acontece em Bauru, Catanduva, Jundiaí, Monte Alto, Osasco, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Taubaté. Ao todo, serão exibidos 25 filmes, em 21 unidades do Sesc e outros espaços.

A Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante é uma realização da ONG Ecofalante e do Sesc São Paulo. Tem apoio da White Martins e da Reciclo Pepsico, e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Le Monde Diplomatique Brasil, Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental (ISA), Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Akatu, Revista Piauí, Instituto de Energia e Ambiente (IEE)/USP, Governos Locais Pela Sustentabilidade (ICLEI), Rede Nossa São Paulo, Instituto Envolverde, Videocamp, Catraca Livre, Conexão Planeta, Horizonte Educação e Comunicação e Reconectta.

Advertisements