5ª Mostra Ecofalante De Cinema Ambiental Chega a 13 cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo

A Itinerância da Mostra Ecofalante, mais uma vez, expande o circuito dos filmes e leva cultura e debate para além da capital

De 04 a 30 de outubro, a Ecofalante e o Sesc São Paulo realizam a Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, atingindo 13 cidades além da capital de São Paulo. Serão exibidos gratuitamente filmes de excelente qualidade, sobre temas sociais e ambientais do mundo atual, democratizando ainda mais o acesso à cultura e ao debate já tradicionais do evento.

Um total de 25 filmes, a maioria inéditos no país, compõem o programa. São produções contemporâneas, de países como Alemanha, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, EUA, França, Índia, México, Reino Unido, Venezuela e mais. Abordam temas de mudanças climáticas, indústria da moda, agricultura familiar, cooperativismo, recursos naturais, especulação imobiliária, entre outros. As atividades acontecem em unidades do Sesc, universidades, espaços públicos e culturais, das cidades de Bauru, Catanduva, Jundiaí, Monte Alto, Osasco, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Taubaté.

A programação já está disponível nos sites www.ecofalante.org.br/mostra e www.sescsp.org.br/ecofalante.

Um dos destaques é a mais nova produção do diretor Luc Jacquet (de A Marcha dos Pinguins). O Céu e a Geleira (França, 2015) acompanha o glaciologista Claude Lorius numa viagem pelo ártico e pela história do clima do planeta Terra, registrada no gelo por milhares de anos. Enquanto as pesquisa do cientista provam o aumento desenfreado da temperatura global, nos documentários Isso Muda Tudo (EUA/Canadá, 2015) e O Mercado da Dúvida (EUA, 2014) acompanhamos os bastidores dos chamados “negacionistas do clima”, pessoas contratadas para disseminar dúvidas sobre a existência e causas das mudanças climáticas.

"O Céu e a Geleira", de Luq Jaquet

“O Céu e a Geleira”, de Luq Jaquet

Obras premiadas na Competição Latino-Americana da 5ª Mostra Ecofalante também fazem parte da Itinerância. Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica, vencedor do prêmio de melhor longa pela escolha do júri, é um dos títulos. Produzido pela ONG Repórter Brasil, acompanha a chegada de 20 mil trabalhadores numa pequena cidade amazônica, para a construção de uma hidrelétrica. O longa vencedor do prêmio de público, Sunú (México, 2015), também faz parte do programa, e fala sobre a produção de milho tradicional, ameaçada pela agricultura extensiva. Dauna: O Que o Rio Leva recebeu menção honrosa do júri, Seca (Brasil, 2015), da cineasta Maria Augusta Ramos, e Isolados (Colômbia/Equador/México, 2015) são outros destaques, estes com exibição exclusivamente em Santos.

Além das exibições serão promovidas atividades que estimulam o debate e a reflexão, aprofundando a experiência do cinema. O Sesc Jundiaí promove no dia 11/10 uma oficina de reforma de roupas antes da exibição de O Verdadeiro Preço (EUA, 2015), documentário que expõe o custo humano e ambiental da indústria da moda. O Sesc Ribeirão Preto fará um passeio ao Sítio São João (em São Carlos) no sábado, dia 15/10, com atividades de educação ambiental, trilhas ecológicas e recreação (inscrições limitadas, pelo site).

Acontecem ainda diversas conversas com especialistas, entre eles os professores Marcos Sorrentino (ESALQ/USP), Luis Fernando Amstalden (UNICAMP), Rosa W. Garcia (Departamento de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP) e Clarice Sumi Kawasaki (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP), e Juliana Gatti, fundadora do Instituto Árvores Vivas, entre outros profissionais envolvidos com as questões socioambientais.

A Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante é uma realização da ONG Ecofalante e do Sesc em São Paulo. Tem apoio da White Martins e da Reciclo Pepsico, e apoio institucional do do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Le Monde Diplomatique Brasil, Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental (ISA), Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Akatu, Revista Piauí, Instituto de Energia e Ambiente (IEE)/USP, Governos Locais Pela Sustentabilidade (ICLEI), Rede Nossa São Paulo, Instituto Envolverde, Videocamp, Catraca Livre, Conexão Planeta, Horizonte Educação e Comunicação e Reconectta.

 

Advertisements