ITINERÂNCIA DA 5ª MOSTRA ECOFALANTE TERÁ SESSÕES EM 13 UNIVERSIDADES PAULISTAS

Entre 4 e 30 de outubro, diversas universidades no estado de São Paulo participam da itinerância realizada pelo Sesc e pela Ecofalante

Universitários de diversos cursos e cidades poderão debater temas como mudanças climáticas, indústria da moda, recursos naturais, economia, agricultura e povos e lugares através de filmes contemporâneos de excelente qualidade. A Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece em 13 instituições de ensino superior, em 10 cidades do estado, numa realização da Ecofalante e do Sesc São Paulo.

Da capital participam a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP Leste) e o Senac Primeira. Na região metropolitana recebem a Mostra o Senac Osasco, Universidade Federal do ABC – Campus Santo André e Universidade Metodista – Campus São Bernardo. Participam ainda a Universidade do Sagrado Coração, de Bauru, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba, o Instituto Federal de Catanduva, a Unitau, de Taubaté, Unimonte, em Santos, e Uniso, UFSCar e Unesp, em Sorocaba.

Todas as sessões serão seguidas de debates com os estudantes e professores, entre os quais o Prof. Dr. Marcos Sorrentino, da ESALQ, Tiago da Guia, Fábio Morello e Cíntia Buganza, da UNISO, e convidados externos, como Juliana Gatti, fundadora e CEO do Instituto Árvores Vivas.

Os filmes exibidos nas universidades são produções da Alemanha, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, EUA, França, Índia, Luxemburgo, México e Reino Unido. Um dos destaques é Mercado da Dúvida, documentário sobre um grupo de “especialistas de aluguel” extremamente carismáticos e eloquentes. Eles se apresentam na mídia como autoridades científicas, mas seu único objetivo é propagar a máxima confusão sobre assuntos relacionados à ameaças públicas, desde produtos químicos tóxicos à indústria farmacêutica e às mudanças climáticas.

A origem e produção das nossas roupas são temas de O Verdadeiro Preço e Duas Irmãs, que mostram, um em escala mundial e outro pela vida de duas meninas de Bangladesh o custo humano e ambiental da chamada “fast fashion”. Títulos brasileiros como Jaci: Sete Pecados de uma Obra Amazônica e Ninguém Nasce no Paraíso também fazem parte do programa.

A Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante percorrerá um total de 14 cidades, em 21 unidades do Sesc e outros espaços culturais. A programação completa e demais atividades inspiradas pelos filmes estão disponíveis nos sites www.ecofalante.org.br/mostra e www.sescsp.org.br/ecofalante2016.

“Mais do que um momento de reflexão sobre as questões socioambientais globais, a exibição dos filmes e ações educativas complementares da itinerância vêm com a perspectiva do compartilhar saberes para intervir no cotidiano, a fim de provocar a transformação de hábitos”, define Tania Perfeito Jardim, assistente técnica da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc São Paulo.

Para o diretor da Mostra Ecofalante, Chico Guariba, a itinerância é preciosa por ampliar o alcance dos filmes e das discussões. “Os filmes selecionados raramente entram no circuito comercial de cinema, sendo festivais como a Ecofalante uma de suas únicas janelas de exibição. Através do Sesc e da Itinerância conseguimos expandir ainda mais esse trabalho, levando cultura e reflexões que acreditamos serem essenciais para o exercício da cidadania”, declara Guariba.

A Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante é uma realização da ONG Ecofalante e do Sesc São Paulo. Tem apoio da White Martins e da Reciclo Pepsico, e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Le Monde Diplomatique Brasil, Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental (ISA), Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Akatu, Revista Piauí, Instituto de Energia e Ambiente (IEE)/USP, Governos Locais Pela Sustentabilidade (ICLEI), Rede Nossa São Paulo, Instituto Envolverde, Videocamp, Catraca Livre, Conexão Planeta, Horizonte Educação e Comunicação e Reconectta.

Acompanhe os canais da Mostra:

www.ecofalante.org.br/mostra

facebook.com/mostraecofalante

mostraecofalante.wordpress.com

no Twitter: @MostraEco

no Youtube: bit.ly/MostraEco

 

Advertisements