Atores de “Star Wars” narram filmes sobre meio ambiente que serão exibidos em junho na 6ª Mostra Ecofalante

Protagonistas da nova trilogia de filmes Star Wars, Oscar Issac (que interpreta o piloto da Resistência Poe Dameron) e Daisy Ridley (a personagem Rey) são narradores de dois filmes da 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Ele narra “É hora de decidir”, do diretor Charles Ferguson, vencedor do Oscar de melhor documentário por “Trabalho Interno”. Já Daisy Ridley dá voz ao filme “A Domadora de Águias”, lançado no festival de Sundance e premiado em diversos outros. Ambos serão exibidos gratuitamente em salas de cinema e espaços culturais de São Paulo, de 1º a 14 de junho, na 6ª Mostra Ecofalante.

“É Hora de Decidir” (EUA, 2016) aborda desafios e soluções mundiais em relações às mudanças climáticas. Em meados deste século a sociedade poderá perder o controle do aquecimento global. O que fazer com essa informação? O filme apresenta discussões que possibilitam ao público compreender não somente o que estamos fazendo de errado, mas também o que pode ser feito para reduzir o impacto dessa ameaça.

O diretor conta que fez “É Hora de Decidir” porque a mudança do clima é o maior problema que a humanidade tem diante de si, “e nós precisamos entender com urgência o quanto nos beneficiaríamos se o encarássemos de frente”, conta. “O que mais me surpreendeu na realização do filme é também o fato mais crucial sobre essa questão: as soluções para as mudanças climáticas já estão aqui, esperando por nós. Simplesmente não existem motivos para não nos movermos para um novo mundo, mais sustentável. Acredito que as pessoas estejam prontas para isso, e esperamos inspirá-las a fazer parte desse futuro”, declarou Ferguson.

Com uma linguagem envolvente, “Uma Caçadora e sua Águia” (EUA, 2016) conta a história de uma garota de 13 anos da Mongólia que quer ser a primeira mulher a domar águias em 12 gerações de sua família. Após treinar por meses com o pai, chega a hora de capturar sua própria águia na maior competição do lugar onde vive. A crítica reconheceu o filme como empolgante e sua protagonista como uma verdadeira heroína feminista, dotada de coragem e otimismo.

Daisy Ridley narra uma comovente história de girl power em “Uma Caçadora e sua Águia”

A programação, com os dias, salas e horários, estará disponível em breve no site www.ecofalante.org.br/mostra.

A 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante, do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. É uma correalização da SPCine e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Tem patrocínio da Sabesp e da Pepsico, com apoio da Goodyear, White Martins, da Guarani – Mais que açúcar e do Instituto Clima e Sociedade. É possível graças à Lei de Incentivo à Cultura e ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC).

Advertisements