Vincent Carelli, diretor de “Martírio”, é o grande homenageado da 6ª Mostra Ecofalante

Festival vai exibir seis filmes do diretor, que estará presente na cerimônia de homenagem

O cineasta e indigenista Vincent Carelli é o grande homenageado da 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Seis filmes do diretor serão exibidos gratuitamente nas salas do circuito, em São Paulo, de 1º a 14 de junho. Entre eles, os recentes e aclamados “Martírio” (2016), premiado no Festival de Brasília e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; e “Corumbiara” (2009), ganhador dos prêmios de melhor filme, direção e montagem no Festival de Gramado.

Abaixo, trecho da apresentação do programa escrita por Leandro Saraiva e Fábio Costa Menezes para o catálogo da 6ª Mostra Ecofalante.

Vincent Carelli

Vincent Carelli e o cinema pela continuidade do mundo

“Talvez muitos descubram o trabalho de Vincent Carelli só agora, em 2017, quando Martírio chega às salas de cinema. A julgar pelo barulho na internet – mais de 700 mil acessos ao trailer, com intenso debate nos comentários –, será uma chegada de incomum expectativa entre os espectadores brasileiros, o que é ótimo: sinal da necessidade, nestes tempos tão difíceis, de trabalhos que encarem nossa barbárie, sem tergiversações, rompendo os cordões de isolamento social e ideológico que separam o grupo dos bem nascidos – aqueles que “consomem e produzem bens culturais” – daqueles que sofrem a violência do processo de “desenvolvimento nacional”.

No caso incontornável de Martírio – o mais importante filme brasileiro em muitos anos, talvez desde Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho – o que se escancara é o abismo de violência no qual, há séculos, os povos indígenas do país foram jogados. Mais especificamente, o genocídio dos Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul, povo que sofre, na carne e na terra, a brutalidade do avanço da fronteira agrícola nacional, pelo menos desde o final do século XIX.

Fica patente, mesmo para quem começa por Martírio, que o cinema de Vincent emerge de um compromisso de vida.”

Programação completa da 6ª Mostra Ecofalante a partir de 17/05 em www.ecofalante.org.br/mostra.

A 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante, do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. É uma correalização da SPCine e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Tem patrocínio da Sabesp e da Pepsico, com apoio da Goodyear, White Martins, da Guarani – Mais que açúcar e do Instituto Clima e Sociedade. É possível graças à Lei de Incentivo à Cultura e ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC).

Advertisements