Mostra Ecofalante e Centro Paula Souza consolidam parceria para exibição de filmes socioambientais e debates nas ETECs

A Mostra Ecofalante e o Centro Paula Souza, que administra as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo, firmaram uma parceria para promover exibições de filmes sobre temas socioambientais aos alunos de diversos cursos e unidades. O projeto é a consolidação da experiência piloto realizada em 2016, que teve público de 6 mil pessoas em dez Etecs na capital e duas na Região Metropolitana.

As primeiras sessões foram feitas em 17 de maio, na Etec Cidade Tiradentes. O filme selecionado foi “O Homem do Saco”, vencedor do prêmio de melhor curta pela escolha do público na Competição Latina da 5ª Mostra Ecofalante; tem como protagonista um catador de materiais recicláveis em São Paulo. Assistiram às três sessões alunos dos cursos de Nutrição, Farmácia, Administração e Química.

Outras 16 Etecs devem participar do projeto até o final de 2017. As unidades Zona Sul, Jornalista Roberto Marinho, Arthur Alvim, Jardim Ângela e Pirituba têm sessões programas ainda para maio.

“É muito importante expandir o campo de atuação da Ecofalante, principalmente para o público das periferias, que são setores da sociedade geralmente carentes de serviços culturais de qualidade”, comenta Chico Guariba, diretor da Ecofalante. “Além disso, os filmes da Mostra auxiliam na ação transdisciplinar das unidades do Centro Paula Souza, levando a experiência do cinema até o espaço escolar contribuindo para a formação dos jovens”, completa.

A escolha dos filmes é direcionada para cada unidade, de forma que tenha afinidade com o momento em que os conteúdos estão sendo desenvolvidos pelos professores.

Entre os títulos selecionados estão Doce Mentira (Canadá, 2015), que expõe as técnicas de marketing e lobby da indústria alimentícia para negar os efeitos do consumo de açúcar na saúde humana e Amazônia Desconhecida (Brasil, 2013), sobre os conflitos contemporâneos na floresta brasileira.

Têm participação confirmada nesse semestre, as seguintes unidades:

Etec Jardim Ângela

Etec Aprígio Gonzaga

Etec Cidade Tiradentes

Etec de Vila Formosa

Etec Dr.ª Prof.ª Doroti Toyohara

Etec Getúlio Vargas

Etec Jornalista Roberto Marinho

Etec Martin Luther King

Etec Parque da Juventude

Etec Prof. Camargo Aranha

Etec Tereza Nunes Arthur Alvim

Etec Zonal Sul

Advertisements