Programa Ecofalante Universidades 2018 tem início com exibição e debate na UFSCar

O filme Sustentável (Sustainable, 2016) foi exibido na manhã do dia 7 de março para calouros dos cursos de Administração, Agronomia, Biologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O longa expõe uma investigação fundamental sobre a instabilidade econômica e ambiental de nosso sistema alimentar, das questões agrícolas que enfrentamos – perda de solo, falta de água, mudanças climáticas, pesticidas – até as pessoas que estão determinadas a resolver o problema.

Essa foi a estreia da edição 2018 do Programa Ecofalante Universidades. A Ecofalante promove exibições de filmes e debates em instituições de ensino superior no Estado de São Paulo desde 2013. E agora, depois de passar por 40 instituições e atender mais de 25 mil alunos, assume o desafio de ampliar as parcerias através de convênios com as  universidades, promovendo sessões de cinema de alta qualidade, fomentando o debate de temas atuais e urgentes nos ambientes acadêmicos.

A atividade teve como responsável a professora Alice Miguel de Paula Peres, que leciona nas áreas de Desenvolvimento, Economia e Sociologia. Segundo ela, “Os alunos participaram da atividade com brilho nos olhos. Nós professores também amamos”. Após a exibição, também houve um debate. “Grande parte do público participou contribuindo com questões. Os professores complementaram as discussões lembrando da importância da Universidade na produção de conhecimento científico, que contribua para a criação de novos modelos de produção e de desenvolvimento, além de enfatizar a responsabilidade dos alunos nesta parceria”, conta a professora.

Debate realizado com calouros do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Debate realizado com calouros do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Os filmes exibidos fazem parte do Catálogo Ecofalante Universidades, com cerca de 100 títulos, que já passaram pela Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Os assuntos abordados estão ligados a questões socioambientais, como mudanças climáticas, água, resíduos sólidos, urbanização, mobilidade, recursos naturais, energia, agricultura, consumo, ativismo, biodiversidade, trabalho, povos e lugares, entre outros. A qualidade cinematográfica desse acervo é atestada por premiações e participações em vários festivais internacionalmente reconhecidos.

Através dessa iniciativa, a Ecofalante pretende promover a reflexão e o debate de temas socioambientais a partir da experiência do cinema; colaborar para a construção da reflexão multidisciplinar de professores e alunos de cursos variados; estimular a produção audiovisual universitária nessa área e democratizar o acesso a produções que abordam temas tão importantes à formação de cidadãos.