Confira a programação da parceria entre CEU Heliópolis e Ecofalante

A Ecofalante irá exibir o filme Substantivo Feminino (Magda and Giselda, 2016) em parceria com o CEU Heliópolis. A exibição faz parte da programação de março do CEU, que tem as mulheres como eixo-temático. Após as sessões haverá um debate.

A parceria entre o CEU Heliópolis e a Ecofalante acontece desde 2015, quando cerca de 800 pessoas foram atingidas em 10 sessões de filmes. “Desde o começo, adoramos estabelecer uma parceria com a Mostra Ecofalante por ela trabalhar a educação através do audiovisual. Isso é muito importante pra gente pois a nossa bandeira é “Bairro Educador”, que é a relação muito próxima entre escola e comunidade”, conta Debora Orellana, coordenadora de projetos da unidade.

Em 2017, o CEU começou a organizar sua programação em torno de temas mensais e em novembro, mês da Consciência Negra, o filme A Grande Ceia Quilombola (The Great Quilombola Feast, 2017) foi exibido para aproximadamente 300 pessoas. “Atingimos o movimento negro e o MOVA Heliópolis (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) e nos debates ficaram claras as questões sobre memória e identidade, pois muitas pessoas da comunidade se identificaram com o filme”, diz Debora. O documentário apresenta o Quilombo de Damásio, terra doada por um senhor de engenho a três de suas escravas. Lá, o alimento faz parte de uma estrutura social que privilegia o coletivo e a comida tem um papel fundamental na coesão social. Pensando nisso, houve inclusive um lanche com comidas típicas após uma das sessões.

 

Para o ano de 2018 o CEU Heliópolis organizou o “Calendário Mobilizador” e a Ecofalante exibirá um filme por mês na unidade e em escolas vinculadas. Veja a programação fechada até o momento:

Março

Tema: MULHER – gênero / questões econômicas

Filme: Substantivo Feminino | Brasil, 2016, 60’ de Daniela Sallet & Juan Zapata

Duas pioneiras da militância ambiental no Brasil e no cenário internacional, Giselda Castro e Magda Renner eram donas de casa quando começaram sua luta em 1964, com ações de cidadania junto à população carente, na Ação Democrática Feminina Gaúcha. A partir de então, percorreram o mundo, integraram organizações internacionais e o Comitê de ONGs do Banco Mundial, e foram inclusive vigiadas pelo Serviço Nacional de Informações (SNI) no período militar. O documentário revela peculiaridades dessas mulheres ricas que ousaram contrariar interesses econômicos. 

Abril

Tema: MINORIAS INDÍGENAS / demarcação de terras / relação com a terra / cultura

Filme: O Jabuti e a Anta | Brasil, 2016, 71’ de Eliza Capai

A seca em São Paulo é o ponto de partida desta viagem que traz uma reflexão sobre os impactos de nosso estilo de vida. Inquieta com as imagens dos reservatórios vazios no sudeste do Brasil, uma documentarista busca entender as obras faraônicas agora construídas no meio da floresta Amazônica. Entre os rios Xingu, Tapajós e Ene ecoam vozes de ribeirinhos, pescadores e povos indígenas atropelados pela chegada do chamado desenvolvimento. 

Maio

Tema: EDUCAÇÃO POPULAR – práticas inovadoras em educação comunitária / educação para a sustentabilidade / toda prática não formal em educação

Filme: Feito Torto pra Ficar Direito | Brasil, 2015, 53′ de Bhig Villas Bôas

Grande parte do patrimônio naval da humanidade está representado nos barcos tradicionais brasileiros. O filme revela o saber náutico de nossos mestres carpinteiros anônimos, apresenta seus estaleiros artesanais, as comunidades originais onde este saber foi passado de geração em geração e, ainda, as dificuldades encontradas por estes artesãos ao darem continuidade à prática hoje. Mais informações e trailer:

As datas dos meses de abril e maio ainda estão sendo fechadas (fique de olho na nossa página do Facebook para receber as informações). Após todas as sessões haverá debate.

 

Serviço:

Substantivo Feminino (Magda and Giselda, 2016)

Local: CCA Izaura Maria da Conceição- Rua Dom Macário, 246- Saúde, São Paulo- SP

Quando: 27 de março às 14h

Gratuito

Substantivo Feminino (Magda and Giselda, 2016)

Local: CEU Heliópolis, Auditório da Biblioteca- Estr. das Lágrimas, 2385 – São João Climaco, São Paulo- SP

Quando: 29 de março às 14h

Gratuito