5ª Mostra Ecofalante Homenageia Paulo Nogueira-Neto na Cerimônia de Encerramento

Foto_PNN_Yeken_Serri2 (1)

Paulo Nogueira-Neto (foto de Yeken Serri)

Durante o evento, que contará com a presença do ambientalista, serão também premiados os melhores filmes da Mostra

No dia 29 de junho, o Cine Caixa Belas Artes abrigará uma homenagem ao patrono do ambientalismo brasileiro. Paulo Nogueira-Neto estará presente para receber a homenagem da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Também estarão no local para uma conversa sobre a atuação do ambientalista João Paulo Capobianco, José Pedro de Oliveira Costa, Mário Mantovani e Marilda Cortopassi-Laurino. O jornalista Sávio de Tarso, que editou o livro “O Diário de Paulo Nogueira-Neto – uma trajetória ambientalista” mediará o debate.

Advogado, biólogo e professor emérito da USP, Nogueira-Neto trabalhou por 13 anos na Secretaria Especial de Meio Ambiente do governo federal – que viria a se tornar o Ministério do Meio Ambiente. Ele identificou e estabeleceu, nesse período, cerca de 3,2 milhões de hectares de Estações e Reservas Ecológicas e articulou várias políticas públicas. Nogueira-Neto foi o único brasileiro presente na Comissão Brundtland, de onde surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável.

Após a homenagem, será realizada a cerimônia de premiação da Competição Latino-Americana da 5ª Mostra Ecofalante. Ao todo 22 filmes concorrem ao prêmio de melhor filme – longa e curta – escolhido pelo júri e pelo público. A Competição recebeu inscrições de 225 filmes de 13 diferentes países, dos quais foram selecionados os 22 exibidos pela Mostra.

O júri da Competição deste ano é composto pelo cineasta Aurélio Michiles, ela animadora sociocultural do Sesc Solange Alboreda e por Maria Elisabeth de Sá Freire, Diretora Adjunta do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

trofeus5mostra

Troféus da 5ª Mostra Ecofalante

Oito diretores estarão presentes à cerimônia de premiação: Mario Crespo (realizador do longa “Dauna: O que o Rio Leva” – Venezuela, 2015), Marcela Lizcano (realizadora do longa “Isolados” – Colômbia/Equador/México, 2015), Teresa Camou (realizadora do longa “Sunú” – México, 2015), Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros (realizadores do longa “Jaci: Sete Pecados de uma Obra Amazônica” – Brasil, 2014), Caio Silva Ferraz (realizador do curta “Volume Vivo: A Água de Dentro” – Brasil, 2015), Felipe Kfouri e Rafael Halpern (realizadores do curta “O Homem do Saco” – Brasil, 2015).

Serão também premiados os melhores filmes do mais novo programa da Mostra, o Curta Ecofalante, destinado a curtas produzidos por universidades e escolas técnicas. O objetivo é incentivar a produção e criar espaços para exibição.

Ao término da cerimônia serão exibidos os filmes premiados.

 

Serviço

Cerimônia de Encerramento da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental Homenagem ao ambientalista Paulo Nogueira Neto + Premiação dos melhores filmes

Data: 29 de junho de 2016 (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Cine Caixa Belas Artes (Rua da Consolação 2.423)

Grátis, sujeito a lotação da sala.

 

A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da White Martins e apoio da Goodyear, Itaipu Binacional e Reciclo Pepsico. A correalização é da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

 

A Mostra tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, La Cinémathéque Française, Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo Turismo (SPTuris), Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA), Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Akatu, Instituto de Energia e Ambiente (IEE)/USP, Governos Locais Pela Sustentabilidade (ICLEI), Matilha Cultural, Fábricas de Cultura (Poiesis e Catavento), Rede Nossa São Paulo, Instituto Envolverde, Videocamp, Catraca Livre, Conexão Planeta e Horizonte Educação e Comunicação.

Acompanhe os canais da Mostra:

– Site: http://www.ecofalante.org.br/mostra/

– Blog: https://mostraecofalante.wordpress.com

– Facebook: facebook.com/mostraecofalante/

– Twitter: @MostraEco

– Youtube: bit.ly/MostraEcoYT

 

Advertisements